Colunistas

Qualificação x Gestão

Hoje em dia vc notou como as exigências  de qualificação são cada vez mais, a alguns anos o ensino médio era o diferencial para se galgar melhores salários ou colocações na iniciativa privada, após isso e ao acesso facilitado ao ensino superior o perfil das empresas mudou nas suas exigência a contratação hoje um curso superior já nos da uma maior possibilidade de ascensão profissional.

Notamos também que as pessoas que tem um curso superior e dentro dele fazem alguns outros cursos direcionados a sua área tem melhores chances de  se fixar e poder ter um crescimento profissional. O mercado esta mais exigente exige pessoas qualificadas e que saiba o que fazem e acima de tudo como fazer.

Acredito que é uma tendência positiva pois um profissional qualificado tem condições de prestar um melhor serviço dando um retorno ao usuário desse serviço bem como usar de forma correta os recursos da empresa.

O importante acredito é estar sempre procurando se qualificar e ter o interesse em conhecer mais de seu ofício, lhe garante o emprego e também uma possível ascensão profissional. Porém notamos que fora desse contexto esta mais difícil entrar no mercado de trabalho e acima de tudo desempenhar sua função de forma satisfatória.

Mas tenho uma noticia que pode ir em desencontro a tudo isso e por  terra essas alegações como? Simples!!

Digo mais vc pode ter uma função de comando  manipular verbas pessoas, contratos, e fazer o que quiser sem ter a preocupação com formação e ou como foi aplicado os gastos, comento no sentido se vc errou direcionou de forma errada em suas prioridades, não se preocupe esta tudo certo.

Aonde isso? Em sua cidade em qualquer cidade essas vagas ainda por incrível que pareça existem… Vamos  pensar e analisar juntos, lhe faço uma pergunta, em sua cidade seu secretario de saúde ou meio ambiente ou outra secretaria tem formação nessa área?

Ele sabe o que faz, tem algum curso de gestão de pessoas  recursos, se for e observar talvez a função que exercia  antes de assumir o cargo nada tem  a ver com o que esta fazendo agora, e sim é um cargo político dado por (n) motivos, como a saúde vai funcionar assim ou outra secretaria qualquer, claro não é uma regra tem casos e casos, tem bons gestores focados formados e com grande potencial de gerir  de forma correta e com êxito.  Mas   também tem aqueles os quais são grande maioria  (marinheiros de primeira viagem), vão aprender a gerir com o dinheiro publico aprendendo errando, gastando.

Devemos nos adequar ao mercado de trabalho e as mudanças nas exigências profissionais, isso já é uma realidade em todas as empresas da iniciativa privada, deveríamos incorporar esse pensamento na gestão publica  há inúmeros profissionais formados nas mais diversas áreas querendo uma oportunidade, de por em pratica seus conhecimentos.

Acima de tudo devemos valorizar uma pessoa com valores morais definidos e de bem é um quesito fundamental para um cargo publico, mas  também devemos valorizar a  colocação de pessoas com uma formação adequada na função que vai desempenhar, não basta boas intenções tem que saber o que faz e como faz, é um conjunto:  boas intenções X formação, até por que tem um dito popular que todos em algum momento já ouviram (de boas intenções o inferno esta cheio).

Só engrandecemos o nosso direito á vida cumprindo o nosso dever de cidadãos do mundo.

“Mahatma Gandhi”.

Comentários

Comentários