Quarta faixa da freeway deverá ser concluída até o final de 2015
Para o ministro, que esteve acompanhado do secretário estadual de Infraestrutura e Logística, João Vitor Domingues, a impressão foi positiva: “Temos a satisfação de ver que estão caminhando os trabalhos de duplicação da 290, numa área bastante adensada de tráfego e isso, uma vez concluído, vai trazer conforto, fluidez e melhores condições de segurança para a população usuária”.
A obra, orçada em R$ 160 milhões, a cargo da concessionária Triunfo Concepa, vai ser ressarcida pelo Governo Federal, garantiu Passos. O empreendimento contempla um viaduto junto à Avenida João Moreira Maciel e uma alça de acesso à Avenida Ernesto Neugebauer, ambas em Porto Alegre, e duas novas alças de acesso à ERS-118, em Gravataí. Todo o trecho em que for implantada a quarta faixa terá iluminação.
De acordo com o secretário de Infraestrutura e Logística, a obra é importante porque melhoram a logística de acesso à Região Metropolitana. “As condições de trafegabilidade ajudarão o Rio Grande do Sul a economizar R$ 250 milhões por ano, no seu custo de logística; e é um exemplo de concessão que deu certo”.
Antes da vistoria à quarta faixa da freeway, o ministro e o governador Tarso Genro foram recebidos Centro de Controle de Operações (CCO) da Triunfo Concepa, no km 96 da rodovia.