Bombeiros procuram quatro trilheiros desaparecidos em cânion de Morrinhos do Sul
Quatro pessoas estão desaparecidas desde o fim da manhã de domingo (30), depois de se separarem de um grupo durante uma trilha no cânion Tajuvas, em Morrinhos do Sul, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O grupo é formado por um homem, duas mulheres e uma adolescente.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), os quatro seguiram por um caminho que não havia sido recomendado pelo guia local e acabaram se afastando do restante do grupo.
As buscas começaram ainda na noite de domingo e continuavam no início da tarde desta segunda-feira (31). Até a atualização mais recente localizada pela reportagem, os quatro ainda não haviam sido encontrados.
Buscas mobilizam bombeiros, cães e drones
A operação envolve equipes do 9º Batalhão de Bombeiros Militar, por meio do Pelotão de Torres, e do Batalhão Especial de Busca e Salvamento.
Os militares utilizam cães farejadores e drones para ampliar a capacidade de localização em meio à vegetação. Entre os equipamentos empregados estão drones com câmeras térmicas, que podem auxiliar na identificação de fontes de calor.
A área de buscas também foi ampliada para além do Tajuvas. Os bombeiros passaram a realizar varreduras em regiões próximas, incluindo os cânions Pedras Brancas e Josafaz, na área de divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Região tem trilhas extensas e terreno de difícil acesso

O cânion Tajuvas integra uma região de serras e cânions procurada por praticantes de trekking e turismo de aventura no Litoral Norte. A área reúne diferentes caminhos entre Tajuvas, Pedras Brancas e Josafaz.
Reportagens sobre a região descrevem o Tajuvas como um destino de trilha que exige preparo físico. Um dos acessos pelo percurso conhecido como Trilha dos Tropeiros envolve subida até a área do cânion, enquanto roteiros que conectam Tajuvas, Pedras Brancas e Josafaz podem percorrer longas distâncias e apresentar trechos de maior dificuldade.
Esse cenário ajuda a explicar a complexidade de uma operação de busca em uma área extensa de mata, campos e desníveis. A localização exata dos quatro desaparecidos, porém, ainda não havia sido divulgada pelas autoridades até a atualização desta reportagem.
O que se sabe sobre o desaparecimento
- Quatro pessoas estão desaparecidas.
- O grupo é formado por um homem, duas mulheres e uma adolescente.
- O desaparecimento ocorreu no domingo (30), durante uma trilha no cânion Tajuvas.
- Os quatro se separaram do grupo principal após seguirem por um caminho não recomendado pelo guia.
- As buscas começaram ainda na noite de domingo.
- Participam da operação equipes do 9º BBM e do Batalhão Especial de Busca e Salvamento.
- Os bombeiros utilizam cães farejadores e drones com câmeras térmicas.
- A área de buscas foi ampliada para os cânions Pedras Brancas e Josafaz.
- Até o início da tarde desta segunda-feira (31), os quatro ainda não haviam sido localizados.
As informações podem ser atualizadas conforme o Corpo de Bombeiros divulgar novos detalhes sobre a operação.
















