Radar meteorológico para Defesa Civil do RS terá cobertura de 150 km e abrangerá o Litoral (1)
Geral

Radar meteorológico para Defesa Civil do RS terá cobertura de 150 km e abrangerá o Litoral

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul terá um novo aliado no combate a desastres naturais: um radar meteorológico com cobertura de 150 km (inclui o Litoral Gaúcho) será instalado no Morro São João, em Montenegro.

Vero Internet

O equipamento, contratado pela empresa Climatempo, proporcionará maior precisão na previsão do tempo e no alerta à população sobre chuvas fortes, vendavais e outros eventos climáticos extremos.

Localização estratégica:

A escolha de Montenegro para a instalação do radar se deu após estudos técnicos que consideraram a centralidade da região metropolitana de Porto Alegre, a maior concentração populacional do estado e a ausência de cobertura por outro radar meteorológico.

Dr. Bruno Loranos Germani

Critérios rigorosos:

A empresa Climatempo analisou diversos locais potenciais, levando em conta critérios como a operacionalidade do equipamento, o acesso ao local, a infraestrutura de energia elétrica e comunicação, a segurança e a estrutura da fundação da torre de 40 metros de altura já existente no Morro São João.

As condições favoráveis do local, em comparação aos demais, o tornaram a escolha ideal.

Radar meteorológico para Defesa Civil do RS terá cobertura de 150 km e abrangerá o Litoral
Livros Cristãos

Etapas da instalação:

A instalação do radar meteorológico em Montenegro seguirá as seguintes etapas:

  1. Ajustes na estrutura existente: A torre de 40 metros de altura, já presente no local, será adaptada para receber o radar.
  2. Fixação do radar: O equipamento propriamente dito será fixado na torre e as ligações elétricas e lógicas serão realizadas.
  3. Testes de operação: O radar passará por testes rigorosos para garantir seu funcionamento correto.
  4. Despacho dos componentes: Os componentes do radar, que se encontram em fase final de testes na sede do fabricante, serão enviados ao Brasil.
  5. Entrega do serviço: Com a conclusão das etapas anteriores, o radar estará pronto para operar, com início previsto para o segundo semestre de 2024.
Disco Mania

Benefícios para a população:

O novo radar meteorológico trará diversos benefícios para a população gaúcha, entre eles:

  • Previsão do tempo mais precisa: A Defesa Civil terá acesso a informações mais precisas sobre a intensidade e a localização de chuvas, vendavais e outros eventos climáticos, permitindo emitir alertas mais assertivos à população.
  • Redução do risco de desastres: O conhecimento prévio sobre eventos climáticos extremos permitirá à Defesa Civil tomar medidas preventivas, como a abertura de comportas de barragens, a interdição de áreas de risco e a mobilização de equipes de resgate, reduzindo o risco de desastres naturais e seus impactos na população.
  • Proteção de vidas e bens: A informação precisa e o tempo hábil para a tomada de decisões contribuirão para a proteção de vidas e bens da população gaúcha.
Registre sua marca

“Estamos muito satisfeitos com o andamento das etapas, dentro do prazo e buscando a excelência.

A população gaúcha merece usufruir desse qualificado serviço, que irá ajudar ainda mais a Defesa Civil na gestão de risco de desastres”, disse o secretário chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira.

Radar meteorológico para Defesa Civil do RS terá cobertura de 150 km e abrangerá o Litoral

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários