Raro e inédito: duas circulações ciclônicas simultâneas no Sul
Uma situação meteorológica rara e possivelmente inédita surpreendeu o Sul do Brasil nesta semana, com a coincidência de duas circulações ciclônicas.
Enquanto uma baixa pressão em níveis médios e altos da atmosfera avançava da Argentina para o Rio Grande do Sul e agora está sobre o Paraná, uma tempestade tropical, batizada de Akará, se formou na costa, em mar aberto, distante do litoral.
Episódios de tempestades tropicais na costa brasileira são raros neste século, com apenas quatro eventos registrados, segundo a MetSul.
A simultaneidade desses dois fenômenos é incomum e tem gerado instabilidade na região, com o vórtice ciclônico favorecendo a ocorrência de nuvens funis e temporais isolados.
A tempestade tropical Akará, que não teve influência significativa no tempo na região do continente, está enfraquecendo e perdendo convecção ao redor de seu centro de circulação.
Já o vórtice ciclônico sobre o Sul do Brasil, embora não tenha causado consequências graves, favoreceu a instabilidade com o calor e episódios isolados de chuva forte e temporais.
A previsão é de que a baixa pressão em níveis médios e altos da atmosfera continue influenciando o tempo nos próximos dias, especialmente entre o Paraná e São Paulo, com possibilidade de mais chuvas fortes e nuvens funis.
Akará, por sua vez, deve seguir fraca, em alto mar, até se dissipar.