Receita Federal promoveu, nesta quinta-feira (11/04), uma grande cerimônia de entrega de mercadorias apreendidas, com ações em todo o Brasil, marcando a Ação Nacional de Doação de Mercadorias.
No Rio Grande do Sul, foram doados bens avaliados em R$ 10.777.398,00 a diversas entidades públicas e organizações sociais.
A cerimônia ocorreu na sede da Superintendência da Receita Federal em Porto Alegre, reunindo representantes das instituições beneficiadas, além de servidores públicos que atuam em diferentes etapas do processo — da apreensão à destinação final dos produtos.
Em nível nacional, o volume de doações ultrapassa os R$ 200 milhões, refletindo a importância da ação para o fortalecimento da cidadania e do uso responsável de recursos públicos.
Entre os itens entregues, estão mais de 1.100 computadores, incluindo notebooks e desktops, celulares, tablets, drones, além de centenas de aparelhos de ar-condicionado modelo split, equipamentos hospitalares e milhares de objetos de bazar.
Todos os produtos passaram previamente por triagens técnicas e, quando necessário, por processos de transformação, como é o caso de roupas contrafeitas que só podem ser doadas após a retirada de logomarcas.
O objetivo principal da iniciativa é dar transparência, visibilidade e utilidade pública a mercadorias que, de outro modo, permaneceriam sem função.
Segundo a Receita Federal, esse trabalho visa não apenas fortalecer a destinação legal e ética dos bens, mas também colaborar com instituições que desempenham papéis sociais fundamentais, principalmente em momentos de crise, como o enfrentado atualmente por diversas regiões do RS.
🔽 Destinatários das doações no Rio Grande do Sul:
Rotary Club (5 distritos que abrangem todo o estado);
Governo do Estado do RS;
Instituição Pão dos Pobres;
Secretaria de Saúde;
Entidades de assistência à saúde, idosos e dependentes químicos na região de Santo Ângelo;
Instituto Federal Sul – Pelotas (IFSul);
Universidade Federal do Pampa (Unipampa) – Campus Uruguaiana;
Conselho de Segurança Pública;
Corpo de Bombeiros de Caxias do Sul;
Associação Mão Amiga;
Prefeitura de Veranópolis;
Prefeitura de Nova Prata;
Defesa Civil de Nova Bassano.
Receita Federal
O evento ainda destacou a importância das ações de transformação de mercadorias, demonstrando como os bens apreendidos podem ser reaproveitados de forma eficaz e ética.
Esse tipo de operação fortalece a imagem da Receita Federal como órgão fiscalizador e promotor de justiça social.
A ação também serve como estímulo à valorização do trabalho público e à parceria com organizações civis, mostrando que a repressão ao contrabando e à falsificação pode gerar frutos positivos e concretos para a população.