Receita federal paga terceiro lote de restituição do imposto de renda de 2024 para 6,1 milhões de contribuintes
Nesta quarta-feira (31), a Receita Federal inicia o pagamento do terceiro dos cinco lotes de restituição do Imposto de Renda de 2024, beneficiando cerca de 6,1 milhões de contribuintes.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-1″ numbers=”1″]
Este lote inclui também restituições residuais de anos anteriores, com destaque para 54 mil contribuintes do Rio Grande do Sul.
Ao todo, a Receita Federal vai desembolsar R$ 8,5 bilhões a 6.091.572 contribuintes, com os pagamentos sendo feitos ao longo do dia diretamente na conta bancária ou chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) informada na declaração.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-3″ numbers=”1″]
A maior parte dos valores será destinada a contribuintes com prioridade no reembolso. Este ano, devido às enchentes no Rio Grande do Sul, os contribuintes gaúchos foram incluídos na lista de prioridades.
Entre os 5.711.130 contribuintes que informaram a chave Pix do tipo CPF ou utilizaram a declaração pré-preenchida, a prioridade no recebimento foi mantida, como introduzido no ano passado.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-4″ numbers=”1″]
Além disso, 172.719 contribuintes que não informaram a chave Pix e não se enquadram em nenhuma categoria de prioridades legais também estão contemplados.
Este é o primeiro lote que inclui contribuintes não prioritários.
Dentre os contribuintes prioritários, há 95.040 pessoas com idade entre 60 e 79 anos. Outros 54.241 residentes no Rio Grande do Sul também têm prioridade, seguidos por 34.014 cuja principal fonte de renda é o magistério.
Há ainda 14.756 idosos acima de 80 anos e 9.672 pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-2″ numbers=”1″]
Para verificar se está incluído no lote, o contribuinte pode acessar a página da Receita Federal na internet, clicando em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.
A consulta também pode ser feita pelo aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
Caso não esteja na lista, o contribuinte deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para tirar o extrato da declaração. Se houver pendências, ele pode enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.
Se a restituição não for depositada na conta informada, como no caso de conta desativada, os valores estarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O cidadão pode agendar o crédito em qualquer conta bancária através do Portal BB ou da Central de Relacionamento.
Caso a restituição não seja resgatada após um ano, o contribuinte deve requerer o valor no Portal e-CAC, acessando “Declarações e Demonstrativos” e clicando em “Meu Imposto de Renda” e “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”plano-especial-2″ numbers=”1″]