Educação

Reitor da UFRGS confirma interesse em instalar campus no litoral norte

O Comitê Pró-Expansão da UFRGS no Litoral Norte esteve em reunião na tarde desta quarta-feira (21)com integrantes da reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Na ocasião, o reitor Carlos Alexandre Neto disse que a instalação de um campus da UFRGS no litoral norte faz parte da  política de expansão da entidade. “Temos total interesse em levar à comunidade do litoral norte um campus. Este é o momento para o campus sair de Porta Alegre e ir para o litoral. Já temos a bancada gaúcha no Congresso Nacional como parceira e vamos construir o projeto e buscar os recursos” Disse o reitor.

O vice-reitor Rui Oppermann, falou sobre as últimas ações concretas desenvolvidas. A primeira delas, a visita ao campus da Universidade Federal do Paraná no litoral, num projeto similar ao que pretende a UFRGS. E o segundo, o encontro, na semana passada, com a bancada gaúcha no Congresso Nacional. ” Temos a bancada gaúcha totalmente favorável e parceira e inclusive incluíram a rubrica do projeto de expansão no orçamento de 2010.” Disse Oppermann

Durante a reunião, o vice-reitor informou que o grupo que trabalha na questão, estará enviando, até o final de outubro, um projeto com estimativas financeiras à Brasília para que uma emenda de bancada seja efetivada no orçamento de 2010 em prazo hábil e também será marcada uma grande audiência pública com os deputados e senadores gaúchos, UFRGS e comunidade do litoral norte.

Também foi abordada a questão das possibilidades de cursos, corpo docente e o local de instalação do campus. Conforme o coordenador do Comitê e vereador de Tramandaí, Clayton Ramos, a região é carente em diversas áreas e a escolha de cursos passa por estudos e necessidades da região. Em relação ao local, haverá reuniões com as prefeituras no sentido de escolher a melhor área.

Além de membros da reitoria, participaram da reunião,  integrantes de Tramandaí(vereador Clayton Ramos), Osório(vereador Denílson da Silva), Capão da Canoa( secretária da Educação Marli Conzzati) e Imbé(Sandro Sauer e a diretora do Ceclimar, Carla Ozório).

Comentários

Comentários