Restaurante indiano retira menções a Hitler após críticas
O “Hitler''s Cross” foi inaugurado há uma semana em Mumbai. Sua decoração trazia cartazes do Fuehrer e suásticas nazistas. No início, os donos do estabelecimento recusaram-se a mudar de nome, mas cederam nesta quinta-feira e cobriram as placas com tecidos brancos.
O nome do restaurante enfureceu a comunidade judaica da Índia, que disse que combateria qualquer tentativa de “reabilitar Hitler”.
Alemanha e Israel uniram-se aos protestos do cônsul-geral de Israel em Mumbai, escrevendo às autoridades da cidade para pedir que elas tomassem atitudes para que o nome do restaurante fosse alterado.
“Reconhecemos que o nome adotado por nós para o restaurante é muito inadequado”, disse Satish Sabhlok, um dos proprietários do restaurante, em um comunicado. “Nossa intenção não era a de glorificar Hitler, suas atrocidades ou sua ideologia de maneira alguma, e lamentamos o sofrimento causado pelo uso de seu nome”.
Os proprietários escolheriam um novo nome, acrescentou.
A Federação Judaica Indiana, a mais abrangente da comunidade, disse estar aliviada. “O incidente expõe a falta de compreensão da geração atual com relação às atrocidades do passado e a necessidade de educá-la sobre os crimes contra a humanidade”, disse Jonathan Solomon, presidente da federação.