Geral

Retorno da umidade ao solo favorece plantio das culturas de verão

As chuvas que ocorreram no Estado, nos últimos dias, amenizaram a deficiência hídrica que se intensificava e provocava o atraso no plantio dos grãos da safra de verão. Com o retorno da umidade ao solo, já é possível que o plantio do milho e da 1ª safra de feijão possa ficar em ritmo mais acelerado nos próximos dias.

A estimativa é da Emater/RS-Ascar que, em seu informativo conjuntural, estima que apenas 4% da área prevista para o feijão da 1ª safra tenha sido efetivamente semeada, contra uma média de 12% verificada nas últimas cinco safras. Do total plantado, somente 1% encontra-se germinado.

No caso do milho as temperaturas mais baixas, registradas nos primeiros dias de agosto, foram outro motivo de influência negativa ao processo de plantio, fazendo com que as primeiras sementes lançadas tivessem dificuldade na germinação e no desenvolvimento inicial. De acordo com o mais recente levantamento sobre a intenção de plantio, para a safra de verão 2010/2011,haverá queda na área cultivada com milho e com feijão.

Comentários

Comentários