Foto divulgação: ExpoQueijo Brasil
Variedades

Rio Grande do Sul brilha com cinco prêmios no maior concurso de queijos das américas

O Rio Grande do Sul celebrou uma conquista histórica no Concurso Internacional da ExpoQueijo Brasil, realizado neste final de semana, com produtores do estado levando cinco troféus. Marcelo Somacal, de Farroupilha, destacou-se com três prêmios – Ouro, Prata e Bronze – para sua propriedade. “Tivemos apoio do evento.

Viemos em três queijarias gaúchas, viajamos 1.800 quilômetros de carro e avião. Apesar das dificuldades, foi uma experiência incrível. Já havíamos sido premiados em 2022 e 2023, mas este ano fizemos questão de estar presentes e, graças a Deus, deu tudo certo”, comemora Somacal.

Essa vitória de Somacal contribuiu significativamente para que o Rio Grande do Sul alcançasse um total de cinco troféus na competição.

Produtores gaúchos garantiram um troféu de Ouro, dois de Prata e dois de Bronze, demonstrando a qualidade e o compromisso dos produtos do estado.

“O Rio Grande do Sul sempre se destaca em nosso concurso. Mesmo enfrentando desafios, foi emocionante vê-los aqui. Parabéns a todos! Esperamos que no próximo ano tenhamos um queijo do sul como Super Ouro, prêmio que este ano foi para a Argentina”, afirmou Maricell Hussein, organizadora do evento.

A edição deste ano da ExpoQueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards – limitou o número de queijos inscritos para garantir condições ideais de armazenamento e julgamento.

Foram aceitos 1.100 queijos, representando quase 15 países e praticamente todos os estados do Brasil. “Foi gratificante ver que 14 estados brasileiros receberam prêmios e sete conquistaram Ouro. Isso mostra a evolução e competitividade do queijo brasileiro”, destacou Maricell.

Apesar do Brasil ainda não ter conquistado o prêmio principal, o Super Ouro, o país segue sendo o mais premiado nas demais categorias. Em 2024, foram distribuídos 100 troféus: 32 de Ouro, 32 de Prata e 36 de Bronze.

O concurso internacional é organizado pela EPAMIG – Instituto de Laticínios Cândido Tostes (EPAMIG ILCT), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa). Seguindo normas internacionais, o evento implementa um sistema inovador que integra todas as etapas, desde a inscrição das amostras até a emissão dos certificados.

A Argentina brilhou novamente este ano, levando o Super Ouro com o Queijo 4 Esquinas, da Quesería Ventimiglia. “Nosso queijo, inspirado na Suíça, pesa 26 quilos e é feito com 250 litros de leite. A maturação especial, com lavagem em salmoura e bactérias específicas, confere um sabor único. A Patagônia oferece um terroir especial que torna nosso queijo inigualável”, explica Mauricio Couly, produtor vencedor.

A ExpoQueijo Brasil 2024 atraiu atenção internacional, reunindo especialistas e mídia no Grande Hotel e Termas de Araxá, em Minas Gerais. O evento impactou positivamente setores como turismo, varejo, agropecuária, logística e relações internacionais.

Realizada pela Bonare Eventos, a ExpoQueijo Brasil contou com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal, e Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Patrocinadores incluem CBMM, Copasa, Cemig, McCain, Sebrae, Sistema Ocemg e Sicoob Crediara, com parcerias de associações de produtores de queijos e instituições de fomento ao agronegócio.

Comentários

Comentários