Foto: Prefeitura de Venâncio Aires
Geral

Rio Grande do Sul tem 6 dos 10 lugares com mais chuva no mundo

O Rio Grande do Sul vive um momento de catástrofe climática, com a quarta grande enchente desde junho de 2023.

Hoffmeister Assistência Funeral

Entre o início da tarde de terça-feira (30) e o início da tarde de quarta-feira (1º), seis dos dez locais do mundo com maior volume de chuva acumulada estavam no estado.

Liderando o ranking global está Santa Maria, onde um ponto registrou incríveis 214 milímetros de chuva em 24 horas, segundo informações do Ogimet, um serviço de informações meteorológicas que reúne dados de diversas fontes, incluindo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos Estados Unidos.

Feira dos Retalhos

Em segundo lugar está Shangchuan Dao, na China, com 184,7 milímetros em 24 horas. Logo em seguida, em terceiro lugar, aparece Bento Gonçalves, com 171 milímetros acumulados.

Outros pontos do Rio Grande do Sul também se destacaram: um segundo local em Santa Maria registrou 151,6 milímetros, seguido por Soledade com 151 milímetros e Caxias do Sul com 148 milímetros. Até mesmo a estação da Base Aérea de Santa Maria acumulou 143 milímetros de chuva nesse período.

Livros Cristãos
Massagem

Esses volumes de chuva em apenas um dia superam a média histórica de todo o mês de abril na região. E as previsões indicam mais chuvas intensas para a segunda metade da semana, afetando principalmente áreas que vão de Santa Maria até a Serra e o Vale do Paranhana.

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que, nas últimas 72 horas, as estações de Canela e Caxias do Sul acumularam pouco mais de 300 milímetros de chuva.

Em Santa Maria, o acumulado chegou a 400 milímetros, muito acima da média mensal de 150 milímetros para a região central do estado.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Vero Internet

Comentários

Comentários