Vida & Saúde

Rio Grande do Sul terá centro de referência em tratamento de doenças neurológicas

A governadora Yeda Crusius participou, nesta terça-feira (02), do lançamento da pedra fundamental para construção do Instituto do Cérebro do RS (InsCer-RS), futuro centro de referência em investigação e tratamento de doenças neurológicas, de pesquisas multidisciplinares em neurociências e terapia celular. Localizado no campus da PUCRS em Porto Alegre, o Instituto atenderá pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Acompanhada do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e do secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, entre outras autoridades, Yeda salientou o nível gaúcho de excelência e de capacidade humana no conhecimento aplicado à saúde. O evento ocorreu na PUCRS.

“O Rio Grande do Sul está na fronteira da teoria e da prática do saber. E este [Instituto] será um campo novo de pesquisa, uma nova ferramenta em benefício dos usuários atendidos pelo SUS. Vai gerar e difundir conhecimento para toda a população, sem discriminação”, afirmou a governadora. Em seu pronunciamento, Yeda Crusius lembrou o empenho do secretário municipal de Saúde de Porto Alegre recentemente falecido, Eliseu Santos, para a concretização do projeto do Instituto do Cérebro.

As obras começam em julho. O prédio, a ser construído em uma área de 1.600 m2, terá a estrutura dividida em dois pavimentos, sediará um dos principais centros de pesquisa latino-americanos, com projeto estratégico em saúde direcionado à neurologia. A inauguração do InCer-Rs está prevista para meados de 2011.

Comentários

Comentários