Rio Grande do Sul terá novo sistema de contingência para Nota Eletrônica
O Governo do Estado está adquirindo novos ambientes de rede e soluções para ampliar e qualificar os serviços da Nota Fiscal Eletrônica. Hoje, além de receber as notas eletrônicas emitidas por empresas do Estado, a Receita Estadual gaúcha autoriza notas eletrônicas para outros 12 estados que não têm ambientes próprios.A Secretaria da Fazenda, juntamente com a Procergs, ressalta que melhorias evitarão a indisponibilidade do sistema ou permitirão que o tempo de recuperação seja reduzido. Até o próximo mês de outubro, o Rio Grande do Sul terá um novo sistema de contingência.
Segundo o supervisor de Sistemas de Informação da Secretaria da Fazenda, Ricardo Neves Pereira, uma série de medidas estão sendo adotadas para melhorias no sistema, como a alteração na aplicação da Sefaz Virtual para tratar as bases de dados em volumes menores, a fim de diminuir o tempo de recuperação em caso de falhas. Também está sendo construído um datacenter para abrigar o site de contingência da Nota Eletrônica e Sefaz Virtual. Novos servidores para montar o site de contingência estão sendo adquiridos, assim como um novo storage para garantir a redundância em caso de falhas. Esses equipamentos já foram licitados e estão em fase de entrega.
Os serviços da Sefaz Vitual contam com a disponibilidade do serviço todos os dias do ano, durante 24 horas por dia. Nos últimos anos, foram investidos mais de R$ 10 milhões em equipamentos para atender a todos os Estados conveniados à Sefaz Virtual.