Geral

Rio Grande do Sul terá segundo evento de tempo severo da semana, segundo Metsul

Novembro até agora tem sido um mês de pouca chuva no Rio Grande do Sul, o que já provoca problemas para o setor de geração de energia e traz prejuízos para a agricultura, sobretudo na cultura do milho. Numa época em que já predominam os dias quentes, falta de chuva se traduz também em escassos eventos de tempo severo no Estado.

Entretanto, segundo a Metsul, estamos prestes a ter mais um episódio de tempo severo. A tarde desta quinta-feira é de calor muito intenso no Rio Grande do Sul, antecedendo a chegada de uma frente fria. Na próxima madrugada e na manhã da sexta-feira, uma corrente de jato (vento) em baixos níveis da atmosfera manterá o fluxo de ar quente, o que vai deixar a próxima noite com temperatura muito alta e possíveis rajadas de vento Norte, fortes em alguns pontos do interior. Nuvens carregadas se formam nas próximas horas sobre o Estado e também avançam da Argentina e do Uruguai para o Rio Grande do Sul.

Com a temperatura em valores por demais elevados, o risco de temporais de chuva forte, vento e granizo é muito alto e com potencial de danos, inicialmente nas Metades Sul e Oeste, mas podem ocorrer também em pontos isolados das demais regiões. Entre amanhã e sábado, a instabilidade se generaliza no Estado pelo avanço da frente fria com a ameaça de temporais, alguns localmente fortes e que podem trazer estragos. No sábado, quando se espera haja a troca de massas de ar (quente para frio) o risco maior será chuva forte a intensa, sobretudo do Centro para o Norte gaúcho, e especialmente na primeira metade do dia, mas o tempo já melhora ainda no sábado pelo Sul e Oeste, firmando na sequência nas demais áreas com ingresso de ar mais seco e frio.

Comentários

Comentários