Risco de chuva forte e temporais segue elevado no RS
O risco de chuva forte e temporais intensos no Rio Grande do Sul segue elevado nesta segunda-feira, segundo análise da MetSul Meteorologia.
A instabilidade atmosférica, que já causou estragos no fim de semana devido ao calor extremo que elevou as temperaturas a 40ºC, será agora impulsionada pela chegada de uma frente fria.
O avanço do ar frio vindo do Sul, ao se chocar com a massa de ar quente e úmida tropical sobre o estado, formará nuvens carregadas de grande desenvolvimento vertical ao longo do dia.
Desde as primeiras horas da manhã, chove em diversas áreas do Rio Grande do Sul, especialmente no Oeste, Centro e parte do Sul.
No decorrer do dia, a instabilidade climática se intensificará principalmente no Centro e Norte do estado.
Há um alto risco de pancadas de chuva isoladamente fortes a intensas, com volumes elevados em curtos períodos, capazes de causar alagamentos, inundações repentinas e enxurradas.
Em algumas localidades, os acumulados de chuva podem variar entre 50 mm e 100 mm em apenas uma a três horas, aumentando os riscos de transtornos.
Além da precipitação intensa, há possibilidade de temporais isolados acompanhados de descargas elétricas, rajadas de vento forte e queda de granizo.
Embora o cenário meteorológico seja preocupante, a previsão indica que o risco de fenômenos severos nesta segunda-feira não será tão elevado quanto o registrado no domingo, quando vendavais e granizo atingiram diversas cidades do estado, provocando destruição.
A chuva retorna e pode ocorrer de forma moderada a intensa em determinados momentos, acompanhada de raios e trovoadas, exigindo atenção redobrada da população para possíveis transtornos decorrentes das condições climáticas adversas.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp