Rodeio, Acorrentada …
Rodeio Crioulo Internacional de Osório
Estamos a poucos dias do início da maior festa do Litoral Norte Gaúcho, o Rodeio Crioulo Internacional de Osório. Esse ano a festa não contará com a já tradicional Tafona, festival de música, que acontecia simultaneamente ao rodeio e a partir de agora acontecerá em outubro, no centro da cidade.
Por outro lado o rodeio terá esse ano uma inovação, será realizada a 1° Mostra do Cavalo Crioulo do Litoral Norte.
Rodeio Crioulo Internacional de Osório II
Estive no Parque Jorge Dariva, na quarta-feira (15/03), juntamente com Diego Bernardes e Guilherme Dexheimer. O que vi me agradou bastante, inúmeras pessoas trabalhavam para deixar o local adequado ao evento, à grama do parque estava impecável, pinturas estavam sendo feitas, homens podavam árvores, as ruas de acesso ao parque estavam sendo asfaltadas.
A única coisa negativa que notei foi o baixo número de acampamentos, pouquíssimas barracas estavam armadas, nem locais reservados tinham muitos, ano após ano esse aspecto vem deixando o Rodeio mais pobre visualmente.
Rodeio Crioulo Internacional de Osório III
Confira a programação do Evento que acontece de 23 a 26 de março, Te esperamos Tchê!
O que: 26º Rodeio Crioulo Internacional de Osório
Quando: 23 a 26 de março
Onde: Parque Jorge Dariva (Km 87 da Rodovia RS-030)
Programação:
23/3/2006 – Baitaca e Tchê Barbaridade
24/3/2006 – Joca Martins e Balanço do Tchê
25/3/2006 – Julian e Juliano e Só Vanerão
25/3/2006 – Cezar Oliveira e Rogério Mello
26/3/2006 – Banda Vanera
Acorrentada
No último dia (08/03), presenciei um fato no mínimo diferente, Felisberta Lessa Dias agricultora, acorrentou suas pernas em uma árvore para protestar por justiça, em frente ao Fórum de Osório.
Segundo a mesma, as terras de seu pai, falecido em 1995, foram arrendadas em 1988 e desde então os arrendatários nunca mais saíram de lá.
Acorrentada II
A atitude de Felisberta é corajosa, se expor assim perante a comunidade, deixaria a muitos constrangidos, mas como ela mesma disse: “Eu acredito na justiça, por isso estou aqui”.
Agora se a moda pega teríamos que importar milhares de correntes e plantar mais árvores, pois a demanda de pessoas que estão a anos lutando por justiça seria muito maior que a área verde de nosso país.
Você acredita que vai nevar na serra todos os finais de semana? E em Papai Noel?