Rota das Bananas: conheça roteiro turístico no Litoral Norte

Rota das Bananas: Roteiro turístico no Litoral Norte. A lei que institui a rota foi sancionada na segunda-feira, dia 28, pelo governador Eduardo Leite, e tem como autor o deputado…
Rota das bananas: novo roteiro turístico no Litoral
Foto: Rota das bananas: novo roteiro turístico no Litoral

Rota das Bananas: Roteiro turístico no Litoral Norte. A lei que institui a rota foi sancionada na segunda-feira, dia 28, pelo governador Eduardo Leite, e tem como autor o deputado estadual Luciano Silveira (MDB).

O projeto busca valorizar o potencial econômico, cultural e turístico da região, com base na produção da banana, um dos principais produtos agrícolas do Litoral Norte gaúcho.

A Rota das Bananas será composta pelos municípios de Morrinhos do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Três Cachoeiras, Terra de Areia, Três Forquilhas, Caraá, Mampituba, Maquiné, Torres, Itati, Dom Pedro de Alcântara e Osório.

Juntos, esses municípios representam uma cadeia produtiva que movimenta a vida de mais de 3.300 famílias, responsáveis por 95% da produção de bananas do estado.

O deputado ressalta que a sanção da lei é uma importante conquista para o Litoral Norte. “Essa lei foi construída a muitas mãos, ouvindo os produtores e as lideranças da região. Esse é o primeiro passo e agora temos que seguir trabalhando nesta pauta, na construção do selo da banana e também tornar o nosso produto conhecido nacionalmente”, cita o deputado.

Rota das Bananas:
Rodrigo Ziebell/GVG

Rota das Bananas

A criação da rota também tem como meta atrair visitantes para conhecer as plantações, participar de experiências gastronômicas com produtos derivados da banana e gerar oportunidades de emprego por meio do turismo rural e da valorização de saberes tradicionais.

A expectativa é de que a Rota das Bananas no Litoral Norte contribua para o crescimento socioeconômico da região e fortaleça a imagem do Rio Grande do Sul como destino turístico agrícola.

A produção da banana no Litoral Norte é considerada estratégica para o estado, não apenas por seu volume, mas também por sua qualidade e valor cultural.

Com a nova legislação, o cultivo ganha visibilidade e passa a fazer parte de políticas públicas de incentivo ao turismo e à produção agroindustrial.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas