As festividades natalinas em Gramado estiveram entre os destaques apontados pelo repórter - Foto: Caio Lorena/Ascom Setur
Rio Grande do SulGeral

Roteiro turístico no RS encanta repórter do The New York Times

O Rio Grande do Sul chamou a atenção internacional pela rápida retomada do turismo após as enchentes de maio e pela riqueza de atrativos culturais.

Vero Internet

Na última semana, o jornal norte-americano The New York Times publicou uma matéria assinada pelo repórter turístico Seth Kugel, que elogiou as cidades gaúchas influenciadas pela imigração italiana e alemã.

O roteiro destacado passou por cinco municípios: Antônio Prado, Nova Petrópolis, Lajeado, Imigrante e Gramado.

Segundo Kugel, mesmo morando no Brasil há anos, foi a primeira vez que vivenciou as tradições europeias tão presentes na Serra Gaúcha e no Vale do Taquari, ressaltando a cultura, gastronomia e o uso de dialetos.

O jornalista elogiou a hospitalidade e o entusiasmo dos moradores ao compartilhar histórias familiares e tradições imigrantes.

Além disso, a segurança e a prosperidade das regiões visitadas chamaram a atenção, especialmente após o período de reconstrução das áreas afetadas pelas enchentes.

Gramado foi especialmente citada pelo Natal Luz, com suas festividades que incluem “anjos de patins, cupcakes dançantes e desfiles natalinos”.

O município, que atrai famílias com crianças e adultos, recebeu destaque pela sua capacidade de encantar visitantes nacionais e estrangeiros.

Feira dos Retalhos

O governo do Estado reforçou o investimento no turismo como um dos pilares econômicos, através do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, lançado em novembro.

O reconhecimento internacional, como o da publicação no The New York Times, ressalta a força econômica e cultural do setor, fundamental para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

Em meio a essas tradições, o Estado também se prepara para comemorações importantes nos próximos anos, como o Bicentenário da Imigração Alemã em 2024, os 150 anos da Imigração Italiana em 2025 e os 400 anos das Missões Jesuíticas em 2026, evento que poderá contar com a visita do Papa Francisco, convidado pelo governador Eduardo Leite durante sua missão na Itália.

O RS se consolida, portanto, como um destino turístico que une tradição, cultura e resiliência, atraindo visitantes de todo o mundo.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Registre sua marca

Comentários

Comentários