RS monitora barragens: duas estão em nível de emergência
A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estão monitorando a situação das barragens no Rio Grande do Sul.
Dados parciais divulgados nesta segunda-feira (13/5) indicam que duas estruturas estão em Nível de Emergência.
Após análise da Barragem Santa Lúcia, em Putinga, o Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento da Sema a classificou como Nível de Emergência, devido ao volume de chuvas recentes.
Já a Barragem Saturnino de Brito, em São Martinho da Serra, teve seu Nível de Emergência alterado para Nível de Alerta pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) no domingo (12/5).
A Aneel monitora várias barragens no estado com diferentes níveis de alerta, desde Nível de Emergência, indicando risco de ruptura iminente, até Nível de Atenção, que requer monitoramento, controle ou reparo no decurso do tempo. Algumas das barragens monitoradas são PCH Salto Forqueta, UHE 14 de Julho, UHE Dona Francisca, UHE Bugres, PCH Furnas do Segredo, entre outras.
Já a Sema monitora diversas barragens com diferentes níveis de alerta, incluindo Nível de Emergência para a Barragem Santa Lúcia em Putinga e Nível de Alerta para barragens como Capané, São Miguel e Saturnino de Brito, entre outras. Essas classificações são importantes para garantir a segurança das estruturas e das comunidades próximas.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp