RS tem 10 pontos impróprios para banho: veja locais - Litoralmania ®
Vida & Saúde

RS tem 10 pontos impróprios para banho: veja locais

Na segunda semana do projeto Balneabilidade da temporada 2022/2023, os dados das análises divulgados pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) apontam dez pontos impróprios para o banho, do total de 90 locais monitorados (nenhum no Litoral Norte).

[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-1″ numbers=”1″ mobile=“1”]

Em Pelotas, nenhum ponto analisado está balneável:

Pelotas

Valverde: av. Senador Joaquim A. de Assunção

Valverde: Trapiche

Santo Antônio: Hotel

Santo Antônio: Restaurante

[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-3″ numbers=”1″ mobile=“1”]

Santo Antônio: rua Bagé

Santo Antônio: av. Rio Grande do Sul

Totó

Balneário dos Prazeres

Os demais locais impróprios no Estado são:

Santiago: balneário Distrito de Ernesto Alves – Rio Jaguarizinho

São Jerônimo: Praia do Encontro – Rio Jacuí

A planilha completa está disponível aqui.

[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-4″ numbers=”2″ mobile=“1”]

Recomendações aos veranistas

A recomendação da Fepam aos banhistas é que se entre na água apenas em local com condição própria para o banho. É importante ter atenção especial com as crianças e os idosos, pois são mais sensíveis e menos imunes.

Além disso, evite tomar banho em época chuvosa e nas primeiras 24 horas após chuvas intensas, já que a tendência é de carreamento de esgotos e resíduos para os cursos d’água, o que pode ocasionar picos de contaminação.

Evite entrar na água em períodos de cheia dos rios, quando o leito está fora do seu curso normal, em canais pluviais, saídas de “sangradouros”, córregos ou rios que afluem nas praias, pois podem estar contaminados por esgotos domésticos.

[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-2″ numbers=”1″ mobile=“1”]

Não tome banho em locais com concentração de algas, pois podem conter toxinas altamente prejudiciais à saúde.

Classificação

Para a classificação das águas como própria ou imprópria, são utilizados parâmetros de Escherichia coli, observando os critérios definidos pelas Resoluções Conama nº 274, de 29 de novembro de 2000, e nº 357, de 17 de março de 2005. Nos balneários de Pelotas, de Tapes e na Lagoa do Peixoto, em Osório, também é realizada a contagem de cianobactérias.

Os dados das análises das águas serão divulgados sempre às sextas-feiras, no site e nas mídias sociais da Fepam, até o dia 24 de fevereiro de 2023.

Os avisos de local próprio ou impróprio estarão em destaque em placas informativas fixadas nos pontos de coleta e análise da água. O aviso de impróprio significa que as pessoas devem evitar o banho naquele local. Já quando a placa estiver com o selo de próprio, o banho está liberado. Os veranistas também poderão consultar os resultados das análises no web aplicativo do Sistema de Balneabilidade.

Além das coletas e análises realizadas pelo laboratório da Fundação em parceria com a equipe da Regional nos balneários do Litoral Norte, o Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) realiza as análises e coletas nos balneários da praia do Laranjal e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), nos demais balneários abrangidos pelo programa.

Vanessa Trindade

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários