Os próximos dias prometem tempo estável no Rio Grande do Sul, com mudanças climáticas sendo influenciadas pela presença de um anticiclone migratório, conforme aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico 39/2024, divulgado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em conjunto com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-1″ numbers=”1″]
Sexta-feira (27/9):
Com o deslocamento de um anticiclone logo após a passagem de uma frente fria no dia anterior, a estabilidade do tempo volta a predominar em grande parte do Rio Grande do Sul.
As temperaturas tendem a cair gradualmente ao longo do dia.
No entanto, a umidade oceânica trazida por ventos do quadrante sul pode gerar nevoeiros matinais e até chuvas fracas nas encostas e baixadas das regiões Sul e Metropolitana, especialmente ao longo da Costa Doce.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-3″ numbers=”1″]
Sábado (28/9):
O anticiclone migratório desloca-se mais para o Oceano Atlântico, garantindo um dia de tempo estável e sem chances de chuva no RS. As temperaturas serão mais amenas, trazendo sensação de conforto térmico.
Domingo (29/9):
O Jato de Baixos Níveis atuará no interior do continente, transportando ar quente e úmido da Amazônia para o Sul do Brasil.
Junto a isso, a umidade oceânica vinda do oeste do anticiclone, que estará posicionado próximo ao litoral do Sudeste, será carregada por ventos de norte para a mesma região.
Esse cenário resultará no aumento da umidade e das temperaturas, mas o tempo permanecerá firme em grande parte do estado.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-4″ numbers=”1″]
Segunda-feira (30/9):
As condições atmosféricas do domingo se mantêm na segunda-feira, com temperaturas em elevação.
Há possibilidade de nevoeiros pré-frontais ao longo da Costa Doce devido à intensificação de um cavado que se estende entre o Paraguai e o Rio Grande do Sul.
Terça-feira (1/10):
Uma nova frente fria se aproxima pelo oceano, trazendo chuva nas regiões Sul, Campanha, Fronteira Oeste e Metropolitana.
Quarta-feira (2/10):
A frente fria chega efetivamente ao RS, provocando chuvas de intensidade moderada a forte nas regiões Metropolitana, Serra e Campos de Cima da Serra.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-2″ numbers=”1″]
A temperatura deverá sofrer uma queda mais acentuada devido à chegada do anticiclone migratório.
De acordo com os prognósticos, as chuvas devem ser de moderada a forte intensidade em toda a metade sul do estado, com volumes previstos entre 30 mm e 100 mm.
Na região centro-norte, as precipitações serão menores, variando entre 2 mm e 30 mm.
O boletim também destaca as condições das culturas agrícolas e criações de animais no Estado. Para mais informações, acesse o site oficial da Secretaria: www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”plano-especial-2″ numbers=”1″]