RS terá veranico de maio com máximas passando dos 30°C

Veranico de maio volta a surpreender com calor intenso e temperaturas acima da média já na primeira semana do mês em diversas regiões do Rio Grande do Sul. O fenômeno,…
Veranico de maio, Tempo firme no RS, RS, calor, quente, RS, ciclone
Foto: Sol forte na cidade de Osório - Foto: Rogério Reinheimer Bernardes/Litoralmania

Veranico de maio volta a surpreender com calor intenso e temperaturas acima da média já na primeira semana do mês em diversas regiões do Rio Grande do Sul.

O fenômeno, embora não ocorra todos os anos, será observado em 2025 com todas as características clássicas que o definem segundo a climatologia tradicional gaúcha.

O veranico, definido pelo meteorologista Floriano Peixoto Machado ainda no século passado, caracteriza-se por um período atipicamente quente e seco após dias de frio intenso durante o outono ou inverno.

Baseando-se na climatologia de Porto Alegre, ele estabeleceu quatro critérios objetivos para identificar o fenômeno: temperaturas máximas acima de 25ºC, mínimas superiores a 12ºC, duração mínima de quatro dias e presença de céu limpo ou com névoa úmida, além de ventos fracos ou calmos.

Segundo as projeções da MetSul Meteorologia, todos esses critérios serão plenamente atendidos no Rio Grande do Sul entre este sábado e a próxima terça-feira.

Após uma sequência de dias gelados com mínimas negativas e registros de 5,8ºC na região metropolitana e 8,1ºC na capital, o estado vai experimentar uma reversão térmica expressiva.

Durante esse veranico, as temperaturas máximas devem variar entre 27ºC e 30ºC, podendo atingir até 32ºC em regiões como a Fronteira Oeste e as Missões.

Porto Alegre e diversas cidades da Região Metropolitana devem registrar tardes com termômetros marcando valores ao redor ou até acima dos 30ºC — cenário totalmente fora do comum para maio.

Para se ter uma ideia, enquanto uma máxima de 30ºC é comum em fevereiro, quando a média é de 30ºC, em maio a média histórica na capital é de apenas 22,6ºC. Ou seja, a diferença chega a impressionantes 7ºC acima da climatologia habitual.

Mapas meteorológicos, com base no modelo alemão Icon, indicam que as maiores temperaturas serão observadas nas regiões Oeste, Noroeste, Centro do estado, Vales e Grande Porto Alegre.

Na maioria dos municípios dessas áreas, as tardes de sábado a terça devem apresentar máximas elevadas, consolidando o padrão de veranico.

Apesar de o calor não ser comparável ao auge do verão, trata-se de uma situação incomum para o mês de maio e que levanta a atenção de especialistas e moradores.

O padrão de tempo firme, com pouca ou nenhuma nebulosidade, aliado ao enfraquecimento dos ventos, favorece o aquecimento expressivo e temporário.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Veranico de maio

A previsão é que o veranico de maio perca força a partir de quarta-feira, quando uma frente de instabilidade deverá trazer chuvas e provocar queda de temperatura em grande parte do estado, encerrando esse curto, porém marcante, período de calor fora de época.

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas