Esportes

Sábado de sol, nordestão e muito surf em Arroio do Sal

Começou neste sábado (03/09) a disputa do Circuito Estadual de Surf Amador, com a etapa de Arroio do Sal sol e forte vento de nordeste, que dificultou consideravelmente as condições para os atletas participantes. A competição recomeça amanhã, a partir das 9h30. O evento tem a apresentação das Lojas Planeta Surf, Prefeitura Municipal de Arroio do Sal, além do patrocínio da Maresia.

Os primeiros atletas a encararem o forte vento e as ondas no out side foram Rafael Mülher, Ipojucã Chaves, Anderson Bildhauer. Os próximos foram Ki Fornari, Marlon de Oliveira e João Santos. Depois foi a vez de Bruno Carneiro, Luiz Escopelli e Samuel Rihl, finalizando o primeiro round da categoria Open. No segundo round os atletas Josias Pedrinha, João Santos, Ki Fornari, Jairo Lumertz, Bruno Carneiro, Ricardo Kjelin, Mauricio Lopes e Kleber Correa se garantiram na fase semi-final.

Foi disputada ainda neste sábado a primeira fase da categoria Júnior. Os atletas que avançaram de fase foram Marlon de Oliveira, Bruno Carneiro, Peterson Marchese, Luy Arman, João Santos, Ricardo Kjelin, Eduardo Bergquist e Kevin Nunes.

As melhores notas do dia foram de Josias Pedrinha, que no somatório de suas duas melhores notas atingiu 11.10 pontos. Pedrinha ainda garantiu a melhor nota individual ao manobrar uma onda que lhe valeu 6.25 pontos na primeira bateria do segundo round da categoria Open. A segunda melhor nota foi de Ki Fornari com 6.0 e a terceira foi de Bruno Carneiro com 5.0.

Outro destaque da competição foi a volta de Jairo Lumertz ao Circuito Estadual de Surf. Jairo ficou no Hawaii por mais de seis anos, tendo a oportunidade de conhecer algumas das melhores ondas do mundo. “Estou feliz de estar em casa, junto dos amigos e da família. Surfar aqui no Rio Grande do Sul é muito diferente, o atleta precisa ser muito mais aguerrido. Mesmo lá fora eu sempre acompanhei os novos atletas, li muito sobre o Josias Pedrinha, o Ipojucã Chaves, e outros jovens que vem surgindo. Agora vou ficar um tempo no Brasil, produzir umas pranchas e estar com a família”, finalizou.

Para o presidente da Federação Gaúcha de Surf, Orlando Carvalho, o evento está dentro do previsto. “Tínhamos uma expectativa de atletas e ela foi superada. Nos programamos para realizar um campeonato em que todos os atletas tivessem a condição de evoluir seu surf e se preparar para o Brasileiro de Surf Amador, que será realizado em 6 e 8 de outubro em alguma das praias do Rio Grande do Sul. Estamos felizes por trazer surfistas que estavam afastados e também por levar o circuito para praias que geralmente não realizam competições regularmente. Todos estão de parabéns, e a Prefeitura de Arroio do Sal está dando todo o suporte para que esta etapa acontecesse”, finalizou. 

Para conferir todos os detalhes de cada uma das baterias deste sábado e também das finais no domingo acesse: http://www.surfpro.com.br/2011/fgs/amd01/.

Comentários

Comentários