Salva vidas pedem para banhistas evitarem guarita 146 em Tramandaí
Devido a ocorrências de águas vivas na guarita 146, em Tramandaí, salva-vidas colocaram um alerta para que banhistas evitem o local nesta terça-feira.
O comunicado diz: “Atenção. Infestação de Águas Vivas.
As águas-vivas possuem tentáculos com células urticantes que ao tocar a pele de banhistas podem causar dor local, erupção cutânea, bolhas e vermelhidão. Conhecidas como mães d’água ou caravelas, as águas-vivas são animais aquáticos e de aparência frágil, porém constituídos de estruturas que parecem queimar.
Segundo a bióloga Cynthia da Silveira, da DVAS, o que comumente é confundido com queimadura é, na verdade, uma intoxicação, ou liberação de veneno.
Orientações em caso de contato:
Lavar o local atingido com água do mar (não lavar com água doce), remover suavemente os tentáculos aderidos na pele utilizando pinça ou bordas de faca (não esfregar o local), banhos e compressas com vinagre, aplicar bolsas de gelo em gel, restringir o movimento da área afetada, acalmar a vítima e procurar auxílio médico. Não devem ser aplicadas substâncias sem indicação médica nem pisar ou manipular animais mortos na beira da praia, pois eles ainda podem causar acidentes.
Redação Litoralmania