Santo Antônio da Patrulha adere ao projeto Pró Irrigar
O Rio Grande do Sul tem enfrentado longos períodos de estiagens responsáveis por prejuízos significativos para a economia gaúcha. Na busca de uma resposta aos efeitos dos problemas causados por essas mudanças climáticas, a Administração Municipal de Santo Antonio da Patrulha, através da Secretaria da Agricultura e do Meio Ambiente, aderiu ao Programa Estadual de Irrigação – Pró-Irrigação.
O programa, que é voltado à construção de açudes e cisternas no município é um dos Programas Estruturantes do Governo do Estado.
O Secretário Clóvis Salazar, aposta no sucesso do programa, assim, a SEMAM, abriu as inscrições aos produtores interessados em participar. Após a inscrição a elaboração dos projetos ficará sob a responsabilidade da Emater. Os açudes serão construídos com 80% dos recursos do Governo Estadual, onde a Secretaria Extraordinária de Irrigação e Usos Múltiplos da Água (SIUMA) é responsável pela licitação, contratação e liberação dos recursos para a execução das obras.
A execução da obra é de responsabilidade da empresa contratada e o produtor tem uma contrapartida de 20% do custo total do açude. O agricultor interessado deve procurar a Secretaria Municipal de Agricultura e do Meio Ambiente – SEMAM – na Prefeitura Municipal, para inscrição.