Santo Antônio da Patrulha contará com leitos de UTI para Covid-19 - Litoralmania ®
Esforço coletivo que contou com o comprometimento de diversos segmentos garantiu a abertura de leitos no município - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini / Arquivo
Vida & Saúde

Santo Antônio da Patrulha contará com leitos de UTI para Covid-19

Em videoconferência realizada nesta quarta-feira (10/3), a secretária da Saúde, Arita Bergmann, anunciou a abertura de 10 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital de Santo Antônio da Patrulha, para atendimento de pacientes com Covid-19.

“Esses leitos são fruto de esforço coletivo que contou com o comprometimento de diversos segmentos: da Secretaria da Saúde, da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, gestora do hospital, do município, do Poder Legislativo e da sociedade”, afirmou a secretária-adjunta da Saúde, Aglaé Regina da Silva.

A SES vai encaminhar pedido de habilitação para custeio desses leitos ao Ministério da Saúde, com “o compromisso do Estado de que, em eventual demora na habilitação, cobriremos esses valores”, garantiu Aglaé.

A secretária Arita disse que, ao abrir esses leitos em Santo Antônio da Patrulha, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) está fazendo o que deve ser feito por uma decisão baseada na necessidade da população. Ela enfatizou que “com essa situação difícil a sociedade precisa focar nos cuidados individuais, nos protocolos sanitários e no distanciamento social para conter o aumento da contaminação”.

Desde o início da pandemia de coronavírus, o Rio Grande do Sul já ampliou a rede hospitalar em mais 1.278 leitos de UTI adulto pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que significa um aumento de 137,3% da capacidade instalada.

Também estavam na videoconferência o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza, o deputado federal Alceu Moreira, vereadores, o prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Rodrigo Massulo, e representantes da Santa Casa de Misericórdia, do Hospital de Santo Antônio da Patrulha e a 18ª Coordenaria Regional de Saúde.

Quer receber as principais notícias em seu WhatsApp? Clique aqui.

Comentários

Comentários