Santo Antônio da Patrulha realizou 5ª Feira do Livro
A Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha, através da Secretaria da Cultura, Turismo e Esportes e da Secretaria da Educação, promoveu de 13 a 16 de agosto no Parque Caetano Tedesco a 5ª Feira do Livro, com uma programação voltada para os mais diversos tipos de leitores. O patrulhense Silvano Fonte Marques foi o patrono do evento e José de Jesus Peixoto Camargo o Escritor Homenageado.
Um grande público visitou o Parque durante os quatro dias de Feira, que contou com Praça da Leitura, Palco Central, Praça de Gastronomia, Centro Cultural do SESI e Parque de Diversões, além de acontecer juntamente com a 29ª Moenda da Canção e a 5ª Moenda Instrumental, que ocorreram no Ginásio Caetano Tedesco nas noites de sexta-feira, sábado e domingo.
O primeiro dia de atividades foi no Centro de Convenções Qorpo Santo. Na tarde, a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, pelo seu Programa Municipal de Educação Ambiental, realizou o 3° Encontro das Comunidades Escolares da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí – ECO do Gravataí, onde as escolas fizeram apresentações artísticas retratando o aprendizado sobre a preservação do meio ambiente.
Mais tarde, às 19h, teve início a Abertura Oficial da Feira, marcada com a palestra do Escritor Homenageado, JJ Camargo. A Oficina de Dança Renata Guimarães abriu os trabalhos, com a coreografia Piazzolla, seguida dos artistas Germano Reis e Diogo Barcelos que interpretaram a música Let It Be, em homenagem ao patrono e ao escritor homenageado. Mas o ponto alto da noite foi a palestra com o Dr. JJ Camargo, escritor, professor de cirurgia torácica, doutor em pneumologia e pioneiro em transplante de pulmão na América Latina. Camargo deu uma aula de sabedoria, trazendo relatos da própria vida para exemplificar situações do cotidiano humano. Falou sobre família, trabalho, amigos, viagens, mas sempre buscando explicar o que é ter sabedoria e como usá-la durante a vida. Fez sorrir e fez chorar e, com toda certeza, abriu com chave de ouro a 5ª Feira do livro de Santo Antônio da Patrulha.
Na sexta-feira, 14, as escolas do município puderam prestigiar uma programação produzida especialmente para eles. Às 9h, houve homenagem aos autores de Literatura Infanto-Juvenil e compositores: Dilan Camargo e Jaime Vaz Brasil, apresentação do Programa Integração AABB Comunidade, painel com autores e sessão de autógrafos. A partir das 14h, a autora Gabriela Schaurich fez apresentação artística para centenas de crianças que visitavam a Feira do Livro com suas escolas e foi homenageada. Também houve apresentação do Programa AABB Comunidade, seguido de sessão de autógrafos.
O poeta e escritor patrulhense Odilon Ramos palestrou sobre o tema “O Importante é Cativar”, no Qorpo Santo, às 18h e, na sequencia, o público se dirigiu para o Palco Principal para acompanhar o lançamento coletivo Escritores Patrulhenses, Contos e Poesia de Luiz Nicanor, O Outro Lado da Sombra, Diante do Espelho e Ilusão Óptica (contos) e As Presas do Tigre (poesia). Logo após os autores autografaram os livros daqueles que prestigiaram a atividade.
Bolivar Gomes