Santo Antônio da Patrulha vai contar com aparelho de Mamografia

A notícia de que Santo Antônio deverá contar, no ano que vem, com um mamógrafo, causou grande satisfação entre o público feminino presente no II Encontro do CONDIM (Conselho Municipal…

A notícia de que Santo Antônio deverá contar, no ano que vem, com um mamógrafo, causou grande satisfação entre o público feminino presente no II Encontro do CONDIM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher), realizado no último dia 10, no plenário Euzébio Barth, da Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha.

O município havia encaminhado solicitação de liberação de recursos junto ao Governo do Governo do Estado para a aquisição desse equipamento, com o pedido sendo atendido, depois que a governadora Yeda Crusius e o Secretário de Estado da Saúde Osmar Terra, segundo a diretora do Departamento Hospitalar e Ambulatorial da Secretaria de Estado da Saúde, terem olhando “com muito carinho para esse pedido sendo que no dia nove, foi publicado no Diário Oficial do Estado, o Termo de Compromisso do Estado, de repasse desse recurso para a prefeitura municipal, colocando na sua Unidade de Saúde Pública, um mamógrafo”. Assim, em 2009, através de licitação, o município estará recebendo esse aparelho para que as mulheres de Santo Antônio, Caraá e vizinhança, possam ter acesso a esse recurso de grande importância.

Aglaé Regina da Silva disse que é necessário comemorar e agradecer muito, “pois há uma grande necessidade, face a uma incidência grande de casos de câncer em Santo Antônio”. Além disso, referindo-se à ampliação do Posto de Saúde Central disser que o município no ano que vem terá uma unidade nova de Saúde, já que o prédio atual está sendo duplicado e a parte antiga será reformada, oferecendo melhores condições de atendimento à população. “E poder, dentro dessa unidade, contar com um equipamento como o mamógrafo, vai auxiliar em muito as mulheres patrulhenses.

Eu, pessoalmente me sinto muito feliz. Foi como se tivesse ganho um presente antecipado de Papai Noel beneficiando não só as mulheres de Santo Antônio, mas a todas das cidades vizinhas”.

No encontro, a Primeira Dama falou sobre os programas do SUS voltados para a Mulher.

MARIA DA PENHA

Por sua vez, a advogada Tânia Reckzingel, diretora da AGETRA (Associação Gaúcha de Advogados Trabalhistas) e presidente do PTB Mulher no Rio Grande do Sul, falou sobre um tema que causa muita preocupação entre os homens que maltratam suas companheiras: a famosa Lei Maria da Penha.

A Lei, que leva este nome, porque sua autora ficou paraplégica, depois que o ex-marido a agrediu, primeiro com um tiro, e depois, tentando afogá-la e eletrocutá-la, está em vigência há cerca de dois anos, tendo levando muito agressor para a cadeia, porque se constitui num instrumento eficaz de punição para quem julga que a mulher deve se sujeitar a todo o tipo de agressão e humilhação.

A advogada, que já foi Miss Canela, mas que não teve qualquer experiência traumática em relação a isso, afirma que passou a falar na Lei Maria da Penha, após ter comprovado numerosos casos de mulheres que a procuram, buscando uma defesa judicial contra o companheiro violento.

À palestra, esteve presente também o Delegado Juliano Aguiar de Carvalho, que tem manifestado grande preocupação com relação à incidência desses casos no município, fazendo questão da sua divulgação, no intuito de alertar àqueles que passam das medidas, mas com a principal finalidade de proteger à mulher, na maioria das vezes indefesa ante à truculência masculina.

Na mesma oportunidade também proferiram palestra, as psicólogas Jamile Borba Peixoto e Elizabeth Pasin, discorrendo sobre a necessidade de resgate da auto-estima por parte da mulher vítima de agressões, sejam físicas, ou psicológicas. Já o ginecologista dr. Sérgio da Costa Waldmann abordou a Saúde da Mulher, falando sobre os principais problemas que atingem o universo feminino. Já no epílogo de sua palestra, ele discorreu sobre as doenças sexualmente transmissíveis, inclusive com ilustrações no sentido de alertar à mulher sobre os efeitos danosos que podem ser provocados por uma relação sexual sem as devidas precauções.

O evento teve como organizadoras, dentre outras mulheres, a presidente do Conselho Municipal da Mulher Margarete Santana e a advogada Edna Santos Pinto.

Para Edna o encontro foi muito valioso sendo que para o ano que vem, tanto ela, como a presidente Margarete Santana, pretendem organizar outros eventos, sempre na preocupação de atrair um número cada vez maior de mulheres, para que elas sejam informadas de todos os seus direitos, além da necessária preocupação para com a sua Saúde.

PRESENÇAS

O encontro, além das lideranças citadas, teve ainda as presenças do presidente da Câmara, vereador Ferúlio José Tedesco, da Secretária Municipal da Saúde Magda Oliveira e do vereador Ademacildo Silveira.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

A chefe de gabinete Nara Diedrich representou o prefeito municipal Daiçon Maciel da Silva que não pode se fazer presente, face a um compromisso em Porto Alegre que coincidiu com o mesmo horário do Encontro da Mulher. Mesmo assim, solicitou à Nara que transmitisse seu apoio ao evento, destacando a importância da iniciativa para maior proteção à Mulher.

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas