Santo Antônio é contemplado com o Projeto Vestígios Açorianos
Na última sexta-feira, 10, representantes da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes e Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha receberam a artista plástica Denize Domingos e a produtora executiva Renata Becker para realização do Projeto Vestígios Açorianos.
O objetivo do projeto é resgatar a memória e preservar a herança cultural e histórica a partir do patrimônio artístico/arquitetônico deixados pelos tão importantes colonizadores no estado do Rio Grande do Sul. Deste modo, Denize pretende mostrar que é viável integrar a arquitetura contemporânea desses lugares com elementos decorativos que remetem a um passado tão importante e estabelecer o diálogo entre o novo e o “velho”, a começar pela aplicação de técnicas modernas para a reprodução de peças que marcaram o Brasil Colonial.
Foram reproduzidos em peças de cerâmica com bordas similares aos tradicionais azulejos portugueses, os principais pontos turísticos, prédios históricos, atrações culturais e personagens que representam o município. O primeiro azulejo já foi instalado na Biblioteca Pública Júlio Costa, os próximos locais a serem contemplados são a Fonte Imperial, Prefeitura Municipal, Igreja Matriz, Pira da Pátria, Museu Caldas Júnior, Oratório de Santo Antônio, Praça dos Açores, Câmara de Vereadores e Imagem de Santo Antônio (maior estátua religiosa do RS).
O Projeto Vestígios Açorianos é financiado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (PRÓ-CULTURA FAC – RS), e as cidades gaúchas que fazem parte desta ideia são: Caçapava do Sul, Canguçu, Gravataí, Guaíba, Jaguarão, Osório, Pelotas, Piratini, Rio Grande, Rio Pardo, Santa Maria, Vacaria, Viamão e Santo Antônio da Patrulha.
Carolini Guimarães