Santo Antônio entrega projeto de lei para doação de área ao presidente do IRGA
O documento ainda será encaminhado para aprovação da Câmara de Vereadores, mas Daiçon disse que em conversa por telefone com o presidente, João Luis Moreira da Silva, o mesmo garantiu que o Legislativo será solidário a proposta.
Conforme Maciel esta ação significa um reconhecimento a importância dos produtores de arroz para o desenvolvimento econômico de Santo Antônio da Patrulha e destacou a persistência dos arrozeiros: “estar em uma atividade econômica onde é preciso adivinhar as condições do clima, a produtividade e o preço na questão comercial é preciso ser malabarista.” O prefeito disse que no município são 13 mil ha de área plantada e a produção de arroz corresponde a 6.356 kg por ha. Destacou ainda a qualidade do grão patrulhense e uma evolução na área com a chegada da Cooperja – Cooperativa Jacinto Machado.
O presidente do IRGA, Maurício Miguel Fischer disse que essa doação representa a conquista de um objetivo há muito tempo reivindicada pelos produtores de arroz. Ele agradeceu o prefeito e todas as lideranças que se empenharam na concretização desse projeto.
A área que fica em frente ao Qorpo Santo e tem mais de 600m2, será dividida para instalações da Casa do Arroz e INSS.
O anfiteatro Qorpo Santo recebeu dezenas de produtores de diversos municípios da região, como Mostardas, palmares do Sul, Capivari do Sul, Cachoerinha, Glorinha, Porto Alegre, Torres, Capão da Canoa, entre outros.
Participaram do Seminário ainda o coordenador regional do Irga Litoral Norte, José Galego Tronchoni, o vereador Tadeu neves, representando a presidência da Câmara de Vereadores, secretários municipais da Gestão e Planejamento e da Agricultura e Meio Ambiente, Manoel Adam e Clóvis Salazar, representante do Sindicato Rural de SAP, Elton Borges da Cunha, vice-presidente da Associação dos Arrozeiros do município, Luiz Carlos Machado e os conselheiros do Irga de Santo Antônio, Eraldo Dutra Gil e de Osório, Anfilóquio Emerim Marques.
Tronchoni apresentou os resultados da produção dos últimos dois anos, entre outras informações sobre cultura no Estado. O Seminário também abordou os temas:
– Qualidade na armazenagem do arroz, tendo como palestrante Otávio Matos, da Cycloar- exaustão-aeração;
– Boas práticas de gestão, sucesso das empresas rurais, ministrado pelo engenheiro agrônomo Narciso Gonçalves de Castro, do SEBRAE;
– A importância da produtividade para o aumento da rentabilidade, a cargo da engenheira agrônoma Madalena Boeni, do IRGA;
– Insetos: monitoramento e nível de dano e econômico na lavoura de arroz, ministrada pela engenheira agrônoma Taís Stella de Freitas, do IRGA.