SAP: XX edição do Raízes acontece em outubro
O Raízes, evento que promove o encontro e debates entre os 77 municípios originários de Santo Antônio da Patrulha, está novamente chegando a sua terra mãe. Realizado a cada ano em um município descendente de Santo Antônio, este ano o grande encontro que reaviva e fortalece a história e a trajetória desta cidade, que está entre as quatro mais antigas do estado, será realizado em solo patrulhense. 2009 marca os 20 anos e a 3ª edição no município. As duas outras edições foram realizadas nos anos de 1990 e 1999.
Organizado através de uma comissão liderada pela Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes, a XX edição do Raízes – Encontro dos municípios originários de Santo Antônio da Patrulha será realizada de 04 a 08 de outubro. A abertura oficial será realizada no Centro Clube e as demais atividades junto ao Centro de Convenções Qorpo Santo.
Este ano, serão também comemorados os 200 anos de municipalismo do Rio Grande do Sul, marcado pela Provisão Real de Dom João VI, de 7 de outubro de 1809, a qual criou os quatro primeiros municípios do estado: Porto Alegre, Rio Grande, Rio Pardo e Santo Antônio da Patrulha.
Segundo sua idealizadora, a Historiadora patrulhense Vera Lúcia Maciel Barroso, a idéia pertence sim à região. Vera afirma que a região nordeste do Rio Grande do Sul, em sua história é hoje a mais pesquisada e estudada em todo o estado. De 1990 até hoje, o evento Raízes já visitou 18 municípios originários. A historiadora relembra que o evento tem a idéia de perceber e reconhecer a importante história que Santo Antônio da Patrulha, assim como Porto Alegre, Rio Grande e Rio Pardo tiveram naquela época, quando da criação de suas Câmaras de Vereadores, fundamentais para a formação e definição de um estado gaúcho concretizado.
Vera Lúcia Maciel Barroso relara: “O Raízes trouxe a idéia de uma Santo Antônio regional, presente em todos os 77 seus descendentes, fundamental para a construção da autoestima dos patrulhenses”, finaliza.