Sartori inclui Festa Nacional do Peixe no calendário oficial do RS
A 26ª edição da Festa Nacional do Peixe se encerrou neste domingo (19), no Centro Municipal de Eventos de Tramandaí. O evento atraiu milhares de turistas à cidade para apreciar a tainha assada na brasa, prato tradicional da festa. Ao participar das atividades deste domingo, o governador José Ivo Sartori percorreu os estandes, conversou com expositores, sancionou a lei de autoria do deputado estadual Gabriel Souza, que inclui a festa no calendário oficial de eventos do Rio Grande do Sul, e destacou como positiva a comemoração.
“Ela tem uma história, uma tradição de pessoas, de famílias e de empreendedores que construíram este patrimônio cultural e material. Esta feira tem um significado importante para as pessoas que moram aqui. Porque todo este desenvolvimento é resultado do trabalho das comunidades da região”, disse Sartori.
Anfitrião e promotor do evento, o prefeito Edegar Rapach saudou o governador por prestigiar o maior evento da região no inverno. “Sartori é muito generoso em visitar nossa festa neste momento de dificuldade que ele tem para gerenciar no Estado, como é o caso das chuvas e enchentes. Contudo o governador sabe o quanto significa essa festa para nossa economia, nestes meses fora da temporada”, ponderou.
Com uma estimativa de público de cerca de 250 mil visitantes o evento, que começou no dia 26 de junho, contou com diversas atrações culturais, feiras gastronômicas, atividades esportivas e religiosas, com um espaço de 12 mil metros de área interna, 8 mil metros de área livre e mais de 200 expositores.
Anamaria Bessil