Praia de Torres
Geral

Saudade do calorão? Ele está voltando

O Verão no Rio Grande do Sul deste início de ano tem intrigado muitos. Os últimos dias de 2023 e os primeiros de 2024 no estado foram marcados por temperaturas muito abaixo da média habitual.

Viu Internet

A instabilidade na costa, juntamente com a umidade vinda do mar, contribuiu para essa condição atípica.

O padrão climático recente divergiu tanto do esperado para esta época do ano que a virada foi acompanhada de frio no Rio Grande do Sul.

No último dia do ano, as temperaturas mínimas atingiram entre 9ºC e 11ºC na Serra e nos Campos de Cima da Serra. Já no extremo Sul de Porto Alegre, no Lami, a temperatura desceu a 11ºC.

Feira dos Retalhos

A causa dessa anormalidade foi a chegada de uma massa de ar frio. O centro de alta pressão associado a essa massa de ar, sobre o Atlântico Sul, persistiu nos primeiros dias deste ano, trazendo um fluxo de umidade e ventos marítimos em direção ao continente. Isso resultou em instabilidade, principalmente no Leste gaúcho, e em temperaturas bem abaixo do comum para janeiro.

Em Porto Alegre, o último dia muito quente foi em 28 de dezembro, com máxima de 36,4ºC no Jardim Botânico.

Saudade do calorão? Ele está voltando
Massagem

Desde então, os dias têm sido mais agradáveis ou com menos calor durante as tardes. As máximas nos últimos três dias de 2023 foram, respectivamente, de 30,0ºC, 26,6ºC e 25,5ºC.

Os primeiros dias do ano registraram máximas de 30,5ºC, 30,3ºC, 28,7ºC e 27,8ºC.

Nenhum dia até agora em janeiro sequer alcançou a temperatura máxima média histórica de janeiro em Porto Alegre, que é de 31,0ºC.

Entretanto, essa condição agradável está prestes a mudar.

As correntes de vento vão se alterar e passar a soprar do quadrante Norte neste fim de semana, o que indica a chegada de ar mais quente de origem tropical.

Disco Mania

A situação atual apresenta uma alta pressão no Oceano Atlântico trazendo ventos do quadrante Leste com ar mais ameno do mar para o continente no Rio Grande do Sul.

A previsão para o domingo indica correntes de vento vindas do Norte para o Rio Grande do Sul, trazendo ar quente e resultando em um calor intenso para os gaúchos.

Portanto, espera-se um aumento acentuado da temperatura neste primeiro fim de semana de janeiro, especialmente no domingo, que se prevê muito quente.

Litoralmania -Sistemas

Aqueles ansiosos pelo retorno do calor para aproveitar o mar ou a piscina poderão desfrutar de máximas mais altas.

Segundo a MetSul Meteorologia, em Porto Alegre espera-se uma máxima entre 32ºC e 33ºC na tarde deste sábado e entre 35ºC e 36ºC na maioria dos bairros no domingo. Nos vales e parte da Grande Porto Alegre, os termômetros podem alcançar até 34ºC a 35ºC no sábado e 37ºC a 39ºC no domingo.

No Noroeste, algumas cidades podem chegar entre 38ºC a 40ºC no domingo à tarde.

Na semana seguinte, espera-se que o ar quente persista sobre o Rio Grande do Sul, porém, com maior umidade, o que resultará em dias e noites mais abafados, além do aumento significativo de pancadas isoladas de chuva típicas de verão, podendo incluir temporais locais com chuvas intensas, raios e ventos.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários