SC confirma novo tornado: El Niño pode trazer fenômeno para o RS, segundo especialistas
A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou, nesta quarta-feira (29), que a nuvem em forma de funil girando em alta velocidade, registrada em vídeo no município de Rio das Antas, e que circula nas redes sociais é, de fato, um tornado.
É o sexto evento do tipo em novembro no Estado vizinho.
Para o Rio Grande do Sul, especialistas projetam que há possibilidade de ocorrências deste fenômeno no verão, especialmente em dezembro.
O meteorologista do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (CPPMet/UFPel), Henrique Repinaldo, lembra que a maioria dos relatos de tornado no Brasil ocorrem nas regiões oeste do RS e SC, que se assemelham geograficamente aos Estados Unidos, onde são registrados cerca de 1,2 mil tornados por ano.
— São regiões similares às planícies a Leste das montanhas rochosas norte-americanas.
No nosso continente, temos a Cordilheira dos Andes. Ali, uma corrente de jato de ar, um rio atmosférico, que canaliza a umidade desde a região Amazônica até o norte da Argentina.
Uma região favorável a tornados — diz Repinaldo.
O contraste térmico das massas de ar, comum a dezembro, será “combustível” para uma eventual ocorrência de fenômenos como este de Santa Catarina desta semana, conforme o meteorologista da UFPel.
— Algumas tempestades podem se tornar casos de tornados. Parecem, mas não são raros.
É que, muitas vezes, acontecem em zonas não povoadas, no campo, e não se registra. Por aqui, sempre ocorreram e continuarão ocorrendo — esclarece Repinaldo, lembrando do caso do município de Giruá, no noroeste gaúcho, que decretou situação de emergência depois do temporal que causou uma morte e mais de 50 feridos em 15 de novembro deste ano.
Veja diferenças entre tornado e ciclone.
Tornado
Normalmente ocorrem em terra. Assim como os furacões, são muito potentes (a velocidade dos ventos pode variar de 100 km/h a 500 km/h), porém têm diâmetros menores.
Eles deixam um rastro de destruição muito específico, uma faixa, por exemplo, de dois quilômetros de largura – diferentemente dos furacões, com danos são mais espalhados.
Ciclone
São fenômenos meteorológicos formados a partir de grandes contrastes de temperatura.
Eles provocam chuva e ventos com grande intensidade.
Os mais conhecidos são os ciclones extratropicais e tropicais.
Manifestam-se por meio de fortes tempestades e frentes frias, com chuvas e ventos fortes.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp