Vida & Saúde

Seapa contabiliza 174 barreiras sanitárias na Operação Verão

Em 70 dias da Operação Verão, os técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) que participam do programa, já realizaram 174 barreiras sanitárias nos litorais Norte e Sul do Estado. Esta ação contabiliza vistorias em 4.036 veículos, com análise de carnes, ovos, leite e seus derivados, totalizando a apreensão de 108 cargas.

Com a realização das atividades, intensificadas neste período, o Governo do Estado busca proteger a população, impedindo a chegada de produtos impróprios para o consumo, seja por transporte em condições inadequadas de temperatura, seja por origem desconhecida. Os produtos de origem animal devem seguir normas sanitárias controladas desde a origem, passando pela fabricação, até chegar ao acondicionamento para o transporte.

De acordo com o veterinário Rodrigo Etges, do Departamento de Produção Animal da Seapa, “percebe-se que o programa vem aumentando a consciência do produtor e do transportador. As empresas vêm adquirindo veículos com maior capacidade de resfriamento e armazenamento dos produtos”, ressalta.

Os números demonstram uma diferença considerável nesse quesito. Em 2010, por exemplo, 2,15% dos produtos fiscalizados foram apreendidos ou inutilizados, enquanto que, neste verão, o quantitativo baixou para 1,23%.

Até o momento, a Operação Verão 2011 embargou 24,1 mil kg de carnes e derivados, 1,28 mil dúzias de ovos, 15,2 mil Kg de leite e derivados e 209 Kg de peixes.

Comentários

Comentários