Sebrae Litoral divulga soluções para empreendedores em SAP
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) vai movimentar o Centro de Santo Antonio da Patrulha, no próximo dia 27 de outubro. A entidade divulgará as soluções e as ferramentas que disponibiliza para o desenvolvimento de empresas. A iniciativa será realizada, das 9h às 18h, na Avenida Paulo Maciel de Moraes, em frente ao Cine. A ação prevê a instalação de um estande e visita a estabelecimentos da área central da cidade.
De acordo com o assistente-técnico do Sebrae Litoral, Jonatas Goulart de Oliveira, cerca de 80 empresas deverão receber a visita dos quatro colaboradores da unidade regional encarregados de comparecer aos estabelecimentos. Outros dois colaboradores permanecerão no estande para atender os interessados. Haverá distribuição de publicações do Sebrae/RS sobre gestão empresarial e empreendedorismo.
“Vamos mostrar o que estamos realizando na região e tudo o que os empreendedores têm à disposição no Sebrae/RS”, diz Oliveira. De acordo com o assistente-técnico, iniciativa semelhante foi desenvolvida pela unidade regional do Litoral, em Osório, em junho do ano passado. “Os resultados foram ótimos. Passamos a registrar um número muito maior de pessoas em nossa unidade, porque as pessoas desconheciam o nosso trabalho”, lembra.
Além da sede regional em Osório, o Sebrae/RS Litoral conta com uma unidade de atendimento em Santo Antônio da Patrulha, inaugurada em julho de 2006. Na localidade, as principais ações da entidade estão ligadas ao Programa Empreender, ao Programa Juntos Para Competir e ao Arranjo Produtivo Local (APL) da Cachaça e Derivados de Cana-de-Açúcar da Região de Santo Antonio da Patrulha. O Programa Empreender, desenvolvido no Estado em parceria com a Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul), estimula o associativismo e a capacitação de pequenos negócios.
O Programa Juntos para Competir é realizado em conjunto com a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para incentivar setores do agronegócio gaúcho – no caso de Santo Antonio da Patrulha, a apicultura. O Juntos para Competir também participa do APL da Cachaça, que tem o objetivo de garantir a sustentabilidade do negócio cachaça de alambique e derivados da cana-de-açúcar como o melado, açúcar mascavo, e rapaduras, aumentando a competitividade, com produtos de alta qualidade. APLs são aglomerações de empresas localizadas em uma mesma região, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre elas e com outros agentes locais, como governos, associações empresariais e instituições de crédito, ensino e pesquisa.