Secretaria da Educação de Palmares do Sul presente em Encontro Nacional
O ministro Mercadante destacou programas do Ministério como: o Pacto pela Educação na Idade Certa. Disse do empenho da presidente Dilma em ampliar os recursos a Eucação do país e a busca de aplicação de 10% do PIB nacional a educação e da destinação da riqueza do pré-sal ser destinada integralmente à área. Lembrou assim: “Educação é a prioridade das prioridades. Se não resolver os problemas da Educação, não resolveremos os problemas de desenvolvimento do país”.
A ministra destacou as ações e programas que seu ministério realiza que influenciam diretamente na Educação como: Programa Brasil Carinhoso, BPC na Escola e Bolsa Família. Lembrou que nos Governos Lula e Dilma: “Não é mais o pobre correndo atrás da ajuda do Estado. É o Estado chegando onde o pobre está. Mais de 834 mil famílias extremamente pobres recebendo o Programa Bolsa Família.”
O evento, que congregou secretários de educação de todas as unidades da federação como tema “O dirigente municipal de Educação como sujeito da gestão educacional”. Para tanto, experiências de Gestores, de técnicos do Ministério da Educação e especialistas e acadêmicos na área participaram de palestras e mesas redondas para discutir temas como: A Conferência Nacional de Educação/CONAE-2014, políticas de valorização dos profissionais de educação com formação e carreira, políticas educacionais para a inclusão na perspectiva da SECADI, a articulação com o terceiro setor e, políticas e programas do: Ministério do Desenvolvimento Social e do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação/FNDE.
Na noite de quinta-feira, 16, o rapper, cantor, ator, cineasta e ativista MVBill partilhou suas experiências sociais na perspectiva de auxiliar na qualificação da educação nos municípios. Questionado sobre sua opinião sobre a polêmica diminuição da idade penal no país, disparou: “Não podemos esquecer nossa infância antes de resolvê-la. Temos é que ser mais agressivos na prevenção da violência no país.”
Outro expoente que palestrou no evento foi o professor Miguel Arroyo. Sempre muito contundente em defender suas convicções, lembrou: “A Escola não deve ser lugar de segregar e triturar identidades, mas sim, reconstruir identidades quebradas pela sociedade”.
Além dos temas tratados, a Undime realizou processo eleitoral junto ao Conselho Nacional de Representantes e Delegados para a composição da nova direção Entidade. Cleuza Repulho, secretária de Educação de São Bernardo do Campo/SP foi reeleita, em chapa de consenso, presidente da Undime para o biênio 2013-2015.
Assim, a eleição foi tranqüila, também por todos dos estados terem representação na Direção Nacional. O Rio Grande do Sul ocupará assento titular no Conselho Fiscal, função que será desempenhada pelo professor Denilson da Silva, secretário de Educação de Palmares do Sul. Segundo o secretário.
“Foi um evento de muita qualidade onde cerca de 800 secretários do país aprofundaram-se em importantes temas que irão ajudar na construção de políticas públicas na Educação do seu município. A presença de inúmeros técnicos do FNDE/MEC e também do Ministério do Desenvolvimento Social foi positivo para que necessidades e problemas na alimentação e acompanhamento do Plano de Ações Articuladas/PAR do município de Palmares do Sul fossem encaminhadas e resolvidas. E, representar o estado na diretoria da Undime, além de ser uma nova responsabilidade e envolvimento, nos permite acompanhar de perto os grandes temas na área e que afetam a gestão e a qualidade da educação nos municípios brasileiros: um novo aprendizado.”