Secretaria Municipal da Saúde confirma dois casos de Meningite em Osório
A Secretaria Municipal da Saúde, informou através de nota que até esta quinta-feira (06), Osório tem confirmado dois casos de Meningite.
Foram até o momento cinco casos suspeitos da doença, sendo dois confirmados de meningite por Streptococcus pneumoniae.
Segundo orientação do Ministério da Saúde, não foi necessário que se faça quimioprofilaxia dos contatos (medicação para pessoas expostas diretamente as secreções do paciente).
No último domingo, uma moradora da cidade, na casa dos 60 anos, morreu no hospital de Tramandaí com suspeita de Meningite.
Ela teria ingressado no Hospital de Osório na quinta-feira com suspeita de AVC e foi encaminhada a cidade vizinha.
Veja abaixo nota da Secretaria Municipal de Saúde – Nota Informativa – Meningite
A meningite é uma doença de notificação e investigação compulsória caracterizada por um processo inflamatório das meninges, membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal. Causada, principalmente, a partir da infecção por vírus ou bactérias.
A transmissão ocorre através do contato direto e prolongado de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias de pessoas infectadas, assintomáticas ou doentes. Os sinais e sintomas da doença são: febre alta, cefaléia (dor de cabeça), vômitos, rigidez de nuca, petéquias (Manchas avermelhadas na pele), entre outros. Nos menores de 01 ano destaca-se irritabilidade, choro persistente.
Recomendações:
– Todos os casos com sinais e sintomas da doença deverão procurar assistência médica imediatamente e devem ser notificados à Vigilância Epidemiológica Municipal para o desencadeamento das medidas de controle pertinentes;
– Reforçar e divulgar as medidas não farmacológicas como: lavagem das mãos, não compartilhar utensílios, ventilar os ambientes;
– Não há indicação de fechar escolas e creches frente a ocorrência de casos;
– Promover oficinas de educação, no âmbito escolar, sobre a temática de cuidados com a saúde;
– Atualização da situação vacinal das crianças de 03 meses a menores de 02 anos em relação à vacina Meningocócica tipo C que faz parte do elenco de vacinas do calendário básico de imunizações.
Salientamos que no Município de Osório até hoje (06/08/15), tivemos cinco casos suspeitos de meningite, sendo que dois casos confirmados de meningite por Streptococcus pneumoniae, casos estes que, segundo orientação do Ministério da Saúde, não é necessário que se faça quimioprofilaxia dos contatos (medicação para pessoas expostas diretamente as secreções do paciente), e três casos investigados e descartados como meningite.
Até o presente momento não temos indicação de vacinas, pois, segundo o protocolo do Ministério da Saúde, estes dois casos não se enquadram nas normas técnicas para liberação das mesmas (vacinas).
Sabemos que a população em geral se preocupa com os fatos, por isto, esclarecemos e orientamos quanto aos cuidados, prevenção e medidas de controle.
A Vigilância Epidemiológica do Município está atenta a possíveis suspeitas e realizando todos os procedimentos necessários segundo as orientações e protocolo das Meningites do Ministério da Saúde.
Marcio Rolim de Araujo
Secretário Substituto da Saúde
Ediane Campos
Vigilância Epidemiológica
Redação Litoralmania