Secretário de Imbé participa de reunião sobre a criação de cursos de formação de guardas municipais
O presidente da Associação, Eduardo Pazinato, abriu a reunião apresentando os planos de ação para a realização de cursos de qualificação para 1.560 guardas municipais, pela Academia Estadual de Guardas Municipais do RS.
De acordo com o plano, a organização, execução e supervisão será feita pela Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma) e viabilizado através de um consórcio com a Associação dos Municípios da Região Metropolina e com o apoio do Ministério da Justiça.
Os cursos serão realizados a partir do próximo semestre em cinco campos da Fadisma, localizados nas regiões Metropolitana, Litoral Norte, Fronteira Oeste, Serra e Sul.
Conforme Pazinato, a iniciativa tem como objetivo potencializar a uniformização das formações e do padrão organizacional de atuação das guardas municipais no Estado, com destaque para o caráter preventivo e de promotor de direitos para a cidadania dessa instituição.
A Secretaria de Segurança Pública e Trânsito de Imbé apresenta 21 guardas municipais, realizando as atividades de ronda escolar, condução e apoio aos conselheiros tutelares de Imbé, patrulhamento de rotina pela cidade e serviços de segurança em eventos no município.