Secretário interino da educação fala sobre metas em SAP
Assumiu em caráter interino a Pasta da Educação o professor Vilson Ramos da Silva. Falou de sua satisfação em assumir o cargo, destacando ser a primeira vez em que a pasta tem um titular que é professor de rede Formado em Pedagogia e Orientação Educacional pela Ulbra e pós graduado em gestão e supervisão, o novo titular pretende dar continuidade ao calendário de atividades estabelecido para o corrente ano, definindo-o como atípico pela série de atividades que estão sendo desenvolvidas.
Vilson afirma que há ainda vários encontros programados para o final do ano letivo.
ENCONTROS
No dia 25 de outubro houve o encontro de inclusão em que foi trabalhada a sensibilização tendo sido convidados para este trabalho, os professores de Santo Antônio. Já no último dia 14 houve encontro com a FADERS com um público bastante expressivo no Clube Patrulhense em que foi novamente trabalhada a inclusão. A SMED trouxe a Santo Antônio a equipe técnica da Fundação. O encontro reuniu professores das redes municipal, estadual e particular.
O secretário definiu o encontro de novembro como muito positivo destacando ser a inclusão um tema que necessita de uma reflexão bem mais profunda. “Mesmo estando aí a Lei para ser cumprida, sabemos que ainda temos muito a caminhar nessa área”.No dia 28 de novembro será proferida uma palestra pela professora Lílian Ziegler, presidente da Associação dos Supervisores do Estado do Rio Grande do Sul. Ela estará falando sobre alfabetização às 14 horas na Câmara de Vereadores e todos os professores das três redes estão sendo convidados.
Para o dia 14 de dezembro está definido outro encontro com a participação da Facos sobre gestão e supervisão escolar.
ENSINO SUPERIOR
Falando sobre a liberação de recursos para viabilizar o ensino superior gratuito presencial em Santo Antônio, Vilson Ramos da Silva destacou que ao longo da história do município, esse foi um sonho dos governantes e da população. “Estamos tendo a felicidade de ter uma faculdade pública totalmente gratuita no município de Santo Antônio, sendo que atualmente temos seis cursos: três de graduação (administração pedagogia, e planejamento e gestão rural), e três na área de especialização”.
Vilson Ramos da Silva saudou a decisão da Governadora Yeda Crusius da liberação de recursos do COREDE para viabilizar o empreendimento, destacando que o grande objetivo são as aulas totalmente presenciais em Santo Antônio.
MATRÍCULAS
As matrículas na rede municipal iniciam em primeiro de dezembro, sendo que a partir de 2008 não apenas a rede municipal, como as demais, terão o ensino de nove anos. Por isso o início do ano letivo para 2008 ainda está sendo reorganizado. A equipe da Secretaria Municipal de Educação está trabalhando nesse sentido.
Santo Antônio tem hoje 25 escolas de educação fundamental e oito, de educação infantil. “É um trabalho muito grande que a secretaria tem que fazer de atendimento e de coordenação pedagógica para dar melhor atendimento aos professores e alunos pois o objetivo maior é a qualidade de ensino que buscamos para nossos alunos”.
QUEM É O SECRETÁRIO
Vilson Ramos da Silva nasceu há 42 anos na localidade de Catanduva Grande, onde iniciou seus estudos. Passou também pela antiga Escola Cenecista Barão do Cahy e Colégio Santa Teresinha. É casado com a professora Eli Geneci Camargo, tendo um filho, Victor, de 5 anos, a quem lembra, com orgulho, que está no colégio desde os sete meses, já que possuíam a Escola Pintinho Amarelinho.
Ele se define como um professor por vocação, tendo dedicado tua a sua vida à causa do Magistério.