Geral

Sefaz moderniza sistema dos postos fiscais

A Secretaria da Fazenda apresentará nesta sexta-feira (18), no Posto Fiscal de Torres, o primeiro módulo do novo sistema denominado Controle de Mercadorias em Trânsito (CMT). O objetivo é dar prosseguimento às mudanças nos processos do trânsito de mercadorias.

O CMT é um portal único integrado com todas as funções necessárias à verificação e controle das operações do trânsito. Com o novo sistema é possível identificar os veículos que, pelo risco da operação, devem sofrer algum tipo de verificação. Nesta primeira fase será possível registrar a circulação das Notas Fiscais Eletrônicas (Nfe).

Na tela inicial do operador são apresentadas informações sobre a regularidade da operação e, a partir da análise de fatores de risco, o sistema seleciona os veículos e cargas a serem verificados. A equipe do Posto Fiscal Virtual definirá os parâmetros de seleção de veículos.

Para esta primeira fase do CMT, a Procergs aprimorou o sistema, em especial, quanto ao tempo de resposta se comparado com o sistema nacional (SCIMT), além de melhorias nas outras funcionalidades como acesso, visualização e tratamento dos dados (NF-e). A Procergs também trabalha para melhorar o canal de comunicação entre a administração central, os postos fiscais e as turmas volantes, encaminhando, de forma mais efetiva, as suas necessidades operacionais e proposições de qualificação nos sistemas automatizados.

O evento contará com as presenças do subsecretário Ricardo Neves Pereira e do chefe da Divisão de Fiscalização e Cobrança, Paulo Cestari e o chefe da Divisão de Tecnologia de In formações Fiscais, João Carlos Loebens.

Comentários

Comentários