Geral

Semana deve ser de baixos volumes de chuvas no Estado

O Centro Estadual de Meteorologia (Cemet/RS), órgão da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, prevê para esta semana – de 21 a 31 de janeiro – o indício de baixos volumes de chuvas no Rio Grande do Sul, com ocorrências de precipitações fracas e irregulares na maior parte do Estado.

A passagem de uma frente fria vai trazer nebulosidade e pancadas de chuva em todas as regiões. Os volumes deverão oscilar entre 10 e 20 mm em toda Metade Leste, e nas demais áreas, os totais são mais expressivos e deverão variar entre 20 e 30 mm, podendo atingir valores em torno de 40 mm na região de Alegrete e São Borja. De forma geral os totais acumulados serão baixos, mas cabe salientar que nos próximos dias, entre o fim de semana e a segunda-feira (23), as áreas de instabilidade associadas ao calor e umidade poderão provocar temporais de verão no interior do Estado. As chuvas poderão provocar altos volumes acumulados em áreas isoladas.

A temperatura vai permanecer elevada com valores superando 35°C na maior parte das regiões, e podendo oscilar em torno de 40°C no Oeste. A partir da quarta-feira (25) os valores diminuem e a temperatura fica mais amena.

O Cemet/RS divulgou, ainda, que na semana de 13 a 19 de janeiro foram registradas chuvas significativas na Serra do Nordeste, Litoral Norte e Região Metropolitana. Os maiores volumes observados foram em Torres (174 mm), Cambará do Sul (156 mm), Canela (151 mm) e Porto Alegre (110 mm). Entre Passo Fundo, Lagoa Vermelha e Iraí os totais registrados oscilaram entre70 e 80 mm, o que pode ter amenizado a situação da estiagem, especialmente para a cultura da soja.

Nas demais regiões do Estado, as chuvas foram irregulares e com baixos volumes acumulados. Na região Central os volumes registrados foram baixos, com apenas 22 mm em Santa Maria. Na Campanha, Missões, Fronteira Oeste e Sul praticamente não foram registradas chuvas.

As temperaturas foram mais amenas no início da semana, especialmente no período da noite e início da manhã, voltando a aumentar nos últimos dias, principalmente na região Oeste.

Comentários

Comentários