Semana inicia com alerta de enchentes no Rio Grande do Sul: veja projeção

A MetSul Meteorologia alerta para a ocorrência de novas enchentes no Rio Grande do Sul ao longo desta semana, porém menos severas do que as observadas em maio.

Vero Internet

As chuvas intensas, que já ocorreram e ainda são esperadas, resultarão em cheias de rios, principalmente na Metade Norte gaúcha, somando-se aos altos volumes de precipitação já registrados.

Sistema Meteorológico Estacionário Causa Preocupação

Uma frente fria que chegou durante o sábado ao estado gaúcho trouxe chuva para a maioria dos municípios.

O sistema agora se tornou semi-estacionário, não progredindo devido ao bloqueio atmosférico associado ao ar seco e quente no Centro do Brasil.

Psicólogo Regis Soster

Acumulado de Chuva Superará 100 mm em Diferentes Pontos

Os volumes de chuva deste domingo superarão os 100 mm em diversas áreas da Metade Norte, especialmente numa faixa que se estende do Planalto Médio ao Litoral Norte.

Os acumulados já registrados são significativos, como os 132 mm em Cambará do Sul, 113 mm em Serafina Corrêa, 94 mm em Canela e 92 mm em Torres.

Massagem
Semana inicia com alerta de enchentes no Rio Grande do Sul: veja projeção

Persistência da Chuva Preocupa para os Próximos Dias

A chuva persistirá por vários dias, sendo intermitente em alguns momentos.

Embora os volumes diários não sejam altos na maioria dos dias, a soma de vários dias com instabilidade resultará em acumulados elevados.

A previsão é de chuva persistente na Metade Norte ao longo de toda a semana, o que pode trazer acumulados de 250 mm a 300 mm ou mais em pontos dos Campos de Cima da Serra.

star

Autoridades em Alerta e Monitoramento Constante

As autoridades estão atentas à situação e em constante monitoramento.

Embora haja indicativos de cheias em diferentes rios, enfatiza-se que os níveis não devem atingir as marcas observadas no início de maio, sendo esperadas cotas de inundação em pontos principalmente dos vales, porém distantes dos picos anteriores.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Litoralmania Sistemas

Comentários

Comentários