Semana que inicia terá muita chuva no RS: Defesa Civil realiza reunião com BM e Bombeiros
Nos próximos dias, seguirão as precipitações em volumes elevados, a exemplo do que ocorreu no fim de semana, que teve chuvas fortes no Estado.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-1″ numbers=”1″]
Em razão disso, as equipes do Centro de Operações da Defesa Civil do Rio Grande do Sul e a Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) seguem monitorando as condições hidrometeorológicas.
Nas últimas 48 horas, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres (Cemaden), os municípios que registraram os maiores volumes de chuva foram Caçapava do Sul (155,4 mm), Encruzilhada do Sul (140,8 mm) e Dom Pedrito (124,6 mm). Os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam Bagé (161,8 mm), Dom Pedrito (149,6 mm) e Encruzilhada do Sul (122,6 mm).
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-3″ numbers=”1″]
Santo Antônio da Patrulha reportou danos após chuvas intensas e granizo. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil já atendeu a população e distribuiu lonas aos afetados.
Em Cachoeira do Sul também houve chuvas e ventos intensos, além de granizo, e ainda não há informações sobre danos ou afetados.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-4″ numbers=”2″]
Na tarde de domingo (12/11), a Defesa Civil realizou uma reunião de alinhamento com sua equipe e integrantes da Sala de Situação, da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar a fim de apresentar a previsão para os próximos dias.
De acordo com a equipe de meteorologistas e hidrólogos, na segunda-feira (13/11), as chuvas intensas e volumosas ocorrerão na região da Campanha e na Metade Norte, devido à atuação de uma região de baixa pressão e ao fluxo de umidade.
São esperados volumes que variam de 70 mm/dia e 110 mm/dia nas regiões Missões, Noroeste, Centro, Vales e Metropolitana. Não se descarta a possibilidade de temporais com eventual queda de granizo e rajadas intensas de vento.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-2″ numbers=”1″]
Na terça-feira (14/11), as chuvas seguirão persistentes e volumosas na Metade Norte, nos Vales e na Região Metropolitana.
A tendência é que na quarta-feira (15/11) ocorrerão temporais com chuvas pontualmente fortes, eventual queda de granizo e rajadas de vento na Metade Norte, devido à atuação de uma região de baixa pressão juntamente com o fluxo de umidade vindo do Norte.
As equipes da Defesa Civil seguem acompanhando a evolução do evento climático, apoiando os municípios que demandam e atuando em sinergia com outros órgãos e forças de resposta para apoio, em caso de desastre.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp