Semana terá chuva intensa e forte massa de ar polar no Rio Grande do Sul
A MetSul Meteorologia alerta que a semana que se inicia será marcada por um novo episódio de chuva com altos volumes e a chegada de uma massa de ar polar ainda mais intensa que a anterior, trazendo frio rigoroso para o Rio Grande do Sul e outras áreas do Sul do Brasil.
O Estado, ainda enfrentando graves enchentes, verá a continuidade das inundações em muitas áreas, especialmente no Sul e na região metropolitana de Porto Alegre.
Neste domingo, a instabilidade com chuva leve e garoa prevalece na Metade Leste do Rio Grande do Sul devido a um centro de baixa pressão, mas os volumes de precipitação são baixos e não devem afetar os níveis dos rios.
Na segunda-feira, o afastamento da área de baixa pressão trará ar mais seco para o Estado, melhorando o tempo em várias regiões, embora a Leste ainda possa haver momentos de maior nebulosidade com garoa e chuva leve.
Na terça-feira, o dia começa com tempo firme e sol em algumas partes do Rio Grande do Sul, mas a instabilidade retorna, com chuva prevista para a maioria das localidades ao longo do dia.
A chuva será mais generalizada da tarde para a noite, com possíveis precipitações moderadas a fortes e trovoadas.
Na quarta-feira, uma frente fria se forma no Oeste e no Sul do Estado, trazendo chuva moderada a forte ao longo do dia.
Da tarde para a noite, a frente avança para o Noroeste e o centro do Rio Grande do Sul, enquanto o Norte e Nordeste terão tempo firme e aumento de temperatura devido ao ar quente.
Quinta-feira, a frente fria avança, associada a um centro de baixa pressão, trazendo chuva principalmente do Centro para o Norte do Estado, com momentos de chuva forte e trovoadas.
No extremo Sul e fronteira com o Uruguai, o tempo melhora.
Na sexta-feira, a entrada de ar frio e a circulação de umidade trarão muitas nuvens, chuva, garoa e ventos moderados a fortes, com queda acentuada da temperatura e baixa sensação térmica.
Rajadas de vento podem alcançar 70 km/h a 90 km/h no Sul e Leste do Estado.
No sábado, a entrada de ar mais seco e de alta pressão de origem polar afastará a instabilidade, com sol predominando e frio intenso típico do auge do inverno.
Rajadas esporádicas de vento ainda podem ocorrer à medida que o ar frio de origem polar avança.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp