Geral

Seminário em Capão da Canoa reúne pescadores do Litoral Norte

O secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivar Pavan, participou, nesta terça-feira (25), da abertura do Seminário da Pesca, em Capão da Canoa/RS, que discutiu as demandas dos pescadores da região. “Utilizamos o resultado deste e dos demais debates para fomentar e desenvolver as políticas do Programa RS Pesca e Aquicultura, dentro do orçamento que dispomos”, explicou Pavan.

Durante pronunciamento a pescadores e dirigentes de associações ligadas ao setor, o secretário enumerou dois importantes recursos que estão sendo liberados. O primeiro são R$ 700 mil, do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), para atender a gestão de cooperativas, associações e colônias de pescadores ligados à pesca artesanal. Também há outros R$ 300 mil do Orçamento do Estado, repassados para o Programa RS Pesca e Aquicultura, via Feaper (Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais), para os pescadores daquela região. A liberação deste último recurso ocorrerá após a discussão e seleção de projetos a serem atendidos. Neste caso, a definição está sendo feita pelo Departamento de Pesca e Aquicultura (DPAQUI/SDR) em conjunto com as organizações dos pescadores.

Regionalização

Sobre o Programa Regionalização do Abastecimento, implantado na SDR, Pavan lembrou que o mesmo está modificando a forma de comercialização de produtos que antes tinham dificuldades de serem introduzidos nos mercados. “Pelo programa, se abastece, primeiro, a nossa localidade, nossa cidade, depois, as cidades vizinhas. Inclusive com pontos de venda, que podem ser pontos de troca de produtos”, destacou o secretário. Ele citou, ainda, que Capão da Canoa é uma região onde a produção de peixe e de banana é muito grande e estes produtos poderiam ser motivo de troca entre os produtores e comerciantes. “Isso é possível, desde que haja uma boa organização dos setores envolvidos”, afirmou.

O Seminário em Capão da Canoa reuniu pescadores de todo o Litoral Norte do Estado. Este foi o quarto evento realizado. Os próximos vão envolver os pescadores da região do Delta do Jacuí, depois da região Sul e região Norte.

Entre outras autoridades presentes ao seminário, compareceram o superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura no RS, Gilmar Coelho, o secretário-adjunto da SDR, Ronaldo de Oliveira, secretários municipais de Agricultura, vereadores, técnicos da Emater e coordenadores e assessores técnicos da SDR.

Comentários

Comentários