Ser Emo! Ruim ou bom?!
Goste você ou não, a verdade é que os “emos” estão na moda!!! Antes de entrar no mérito da questão em pauta, um pouco da história dessa onda que tomou conta do país.
Emo, nada mais seria do que a abreviação de Emotivo, No Brasil, o gênero se estabeleceu sob forte influência de grupos como NxZero, Fresno, Strike, etc…, e influenciou também uma moda de adolescentes caracterizada não somente pela música, mas também pelo comportamento geralmente emotivo e tolerante, e também pelo visual, que consiste em geral em trajes pretos,Trajes Listrados, Mad Rats, Cabelos Coloridos e franjas caídas sobre os olhos.
É importante lembrar que nenhuma destas bandas jamais aceitou ou se auto-definiu através deste rótulo. A palavra “Emo” é vista como uma piada ou algo pejorativo e artificial. É justamente nesse ponto que coloco o adjetivo na dúvida. Como que algo visto pelos ídolos como pejorativo, seja tão bem aceito pelos fãs?!
Não seria de hoje, inclusive já me rendeu uma matéria nesta mesma coluna, que jovens normamente ao idolatrar um artista, seja ele da música ou até mesmo um personagem de novela ou filme, os levam à aderir os mesmos hábitos.
O interessante disso tudo, é que ser “Emo” vai além do visual, que por si só, já chama e muito a atenção, mas consiste também em comportamento, e mexe com o preconceito de muitas pessoas. Mas uma troca de personalidade em virtude de uma moda, tem sim um ponto bastante negativo: “E se a moda passa?”
A discussão está entre os jovens, se hoje alguém me perguntasse qual minha opinião, teria a resposta mais simples: “Não respondo!… vocês são muito EMOTIVOS!”