O falecimento de Luciano Veiga Macedo, servidor público da Prefeitura do Rio Grande, abalou profundamente a comunidade local e o meio esportivo, no Litoral Sul.
Conhecido por seu trabalho como agente de trânsito e por sua paixão pelo ciclismo, Macedo foi atropelado por volta das 12h30min desta segunda-feira (19), enquanto pedalava pela Avenida Cidade de Pelotas, entre as ruas República e 15 de Novembro, no bairro Cidade Nova.
A Polícia Civil está apurando as circunstâncias do trágico acidente.
Luciano, que era chamado carinhosamente de “Macedo” por colegas e amigos, deixa esposa, filha e a expectativa do nascimento da primeira neta ainda nesta semana.
Ele fez parte da primeira turma de agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS), além de ter exercido o cargo de superintendente de Transportes e Trânsito.
Reconhecido por seu envolvimento constante com diversas secretarias da administração municipal, Macedo era referência quando o assunto era organização de eventos esportivos e culturais. Atuou de forma integrada com pastas como Educação, Saúde, Esporte, Cultura e com o Distrito do Cassino, levando sua dedicação para além das responsabilidades do cargo.
Apaixonado pelo ciclismo, esporte no qual era competidor assíduo, Macedo representou o município em diversas competições dentro e fora do Rio Grande do Sul.
No último fim de semana, participou da Copa União 2025, em Bagé, onde conquistou o primeiro lugar tanto na categoria P1 Master C quanto na classificação geral do percurso curto — vitória que marca sua última participação em eventos esportivos.
A Prefeitura de Rio Grande divulgou uma nota oficial lamentando a perda e expressando solidariedade à família.