Servidoras da Susepe conquistam aposentadoria especial

Entrou em vigor nesta quarta-feira (17) a Lei Complementar nº 13.259/20.10.2009, que garante a aposentadoria especial para servidoras penitenciárias do quadro especial da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Aprovada pela…

ÍndiceEntrou em vigor nesta quarta-feira (17) a Lei Complementar nº 13.259/20.10.2009, que garante a aposentadoria especial para servidoras penitenciárias do quadro especial da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).

Aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo Governo do RS, a reivindicação da categoria é antiga.

Para o superintendente da Susepe, Gelson Treiesleben, a aplicação desta Lei é mais que merecida, já que a mulher têm três jornadas de trabalho: mãe, esposa e trabalhadora. “Este governo entendeu a causa justa das mulheres, aprovando a aposentadoria especial”.

Serão aposentadas, voluntariamente, as servidoras que preencham os requistos previstos no art 40 §4º, incisos II e III, da Constituição Federal, com proventos integrais, e que tenham 25 anos de serviço, desde que contenham pelo menos 15 anos no cargo.

Computados para tal, os afastamentos previstos no art 64 da Lei Complentar nº 10.098, de 3 de fevereiro de 1994, os servidores titulares de cargos efetivos integrantes do quadro especial da Susepe e do quadro em extinção que ocupem as seguintes funções: Agente Penitenciário, Agente Penitenciário Administrativo, Técnico Superior Penitenciário e Monitor Penitenciário.

No caso dos servidores, serão aposentados voluntariamente, após 30 anos de serviço, desde que contenham, pelo menos, 20 anos de exercício no cargo.

Neiva Motta

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas